Quarta-feira, 17 de Agosto de 2022

Museu de Favaios celebra aniversário com entradas gratuitas

Amanhã, sexta-feira, o Núcleo Museológico de Favaios - Pão e Vinho comemora o seu 10º aniversário.

-PUB-

Ao longo deste tempo tem estado ao “serviço da interpretação da história do Vinho Moscatel e do Pão de Favaios e da valorização do saber tradicional, dando a conhecer as tradições e processos associados a estes produtos locais do concelho. Em dia de aniversário, a entrada será gratuita para todos os visitantes.

Em 2012, o município criou este Núcleo Museológico com o objetivo de “homenagear dois produtos de excelência que extravasam as fronteiras de Favaios e do concelho, sendo hoje reconhecidos nacional e internacionalmente”, explica a autarquia em comunicado.

Instalado num edifício que começou a ser construído no século XVIII e que nunca tinha sido terminado, localmente conhecido como “A Obra”, o Núcleo Museológico “alia tradição e modernidade, oferecendo ao visitante, sensações visuais, olfativas e tácteis, complementadas com interatividade e projeções sobre os produtos, o concelho e a região”.

Além da exposição permanente, o museu possui uma sala para exposições temporárias, bem como uma sala de provas e loja onde se podem degustar e adquirir os produtos expostos. A partir de agosto, será possível visitar uma exposição no âmbito da Bienal da Gravura do Douro. É ainda um “ponto de paragem obrigatória dos visitantes que passam pelo concelho duriense.

Em 2019, no período pré-pandemia, o espaço museológico duriense recebeu um número recorde de visitantes, tendo registado cerca de 22 mil entradas e ultrapassado o recorde de 2018 que tinha superado os 18 mil visitantes. As expectativas apontam para que estes números sejam novamente superados durante este ano.

O museu de Favaios está aberto todos os dias, das 10h00 às 18h00.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

COMENTAR FACEBOOK

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.