Segunda-feira, 2 de Agosto de 2021
©DR

Museu do Douro pede ajuda à população para retratar os tempos de pandemia

O Museu do Douro está a desafiar a população e instituições da região a contribuírem com fotos, vídeos, poemas e documentos para criar um fundo arquivístico e uma exposição sobre a vida em tempos de pandemia.

-PUB-

Com reabertura marcada para a segunda-feira, o Museu do Douro celebra o dia lançando um desafio à população e às instituições do território para testemunharem como é viver nesta altura de covid-19.

Em comunicado, aquela unidade museológica referiu que "todos os materiais recolhidos ficarão em arquivo e, futuramente, permitirão fazer uma exposição que testemunhe este período tão excecional da história”, sendo que aquilo que se procura são “documentos e testemunhos associados à vida dos durienses neste desconhecido tempo”, que sejam de “origem institucional, produzidos por câmaras, juntas de freguesia ou escolas, que sejam testemunhos na primeira pessoa, como fotos, vídeos, poemas, diários”.

A ideia é criar um fundo arquivístico que fique como memória para as futuras gerações de como a região viveu este período de confinamento, a necessidade de adaptação familiar, o teletrabalho, ensino em casa, continuar as atividades normais do mundo rural, já que a natureza não para. Queremos documentar o confinamento mas igualmente os seus efeitos na vida da região, o que mudou, as práticas sociais, agrícolas, etc”, salientou a instituição.

Os testemunhos podem ser enviados através de correio, através do email geral@museudodouro.pt ou podem ser entregues no próprio edifício, em Peso da Régua.

O dia de reabertura do Museu do Douro coincide com o Dia Internacional dos Museus e a entrada é gratuita.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO.
APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

ÚLTIMAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.