Segunda-feira, 2 de Agosto de 2021

Museu do Linho distinguido pelo Interreg Europe

O Museu do Linho de Limões, na freguesia de Cerva e Limões, em Ribeira de Pena, foi distinguido como exemplo de “boas práticas” pelo Programa Interreg Europe.

-PUB-

O programa distinguiu o Museu do Linho de Limões como exemplo de “boas práticas” no âmbito da prioridade "ambiente e eficiência na utilização dos recursos", passando agora a ser “considerado um projeto recomendado para implementação por qualquer região europeia”.

Esta unidade museológica tem “por missão a preservação e valorização da tecelagem tradicional do linho” e possibilita aos visitantes uma viagem que começa com a semente na terra e acaba com o fio nos teares.

A Câmara de Ribeira de Pena explicou que é dinamizado com o apoio das tecedeiras de Limões que preservam viva a tradição mantendo ativa a oficina de tecelagem que integra a exposição permanente do próprio museu.

O Centro Interpretativo/Museu do Linho fica instalado num antigo edifício, recuperado pelo município, que está localizado no meio da aldeia de Limões, onde a tradição do linho foi passando de geração em geração.

No rés-do-chão do edifício está instalada uma exposição permanente, onde se pode observar o ciclo moroso e complexo do linho, que começa lá para abril quando se coloca a semente na terra e se estende até que os fios chegam ao tear.

Depois, num piso superior ficam instalados os teares e outros instrumentos usados no processo como a roca, o fuso ou a dobadoura.

Aqui é possível parar e ficar a ouvir o bater ritmado do tear e ver a mestria e a arte das artesãs de Limões que, para além de trabalharem, também ensinam quem quiser sentar-se no tear a aprender algumas destas voltas que o linho dá.

Inaugurado em 2014 pelo município, este é um dos cinco núcleos que integram o Ecomuseu de Ribeira de Pena.

O Programa Interreg Europe é a plataforma da União Europeia que gere o Fundo Comunitário para o Desenvolvimento Regional com o intuito de reforçar a política de coesão através do intercâmbio de experiências, da transferência de boas práticas e de iniciativas conjuntas entre os países membros.

Neste sentido, gere e avalia a aplicação de fundos europeus no âmbito de objetivos temáticos como a inovação, as pequenas e médias empresas (PME), a economia assente num baixo nível de emissões de carbono e a proteção do ambiente.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO.
APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

ÚLTIMAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.