Quarta-feira, 11 de Dezembro de 2024
No menu items!

Não querem sair de uma aldeia que viram ser abandonada

Em 2021, a VTM fez uma reportagem sobre o único casal que vivia na aldeia de Cubas, que fica na freguesia de Valoura, em Vila Pouca de Aguiar. Em 2024, decidimos lá voltar para perceber se o panorama mudou, e como Maria Alves e Francisco Costa continuam a viver o seu dia a dia

-PUB-

Num silêncio marcado pela ausência de pessoas, apenas se ouve um galo a cantar e o som do movimento que as mãos de Maria Alves produzem ao malhar os seus feijões, que tem plantado em sua casa, para depois “no inverno, pormos o pote ao lume e fazer a sopa”.
É na aldeia de Cubas que vive esta mulher, com o seu marido, Francisco Costa. Mas apesar de serem os únicos habitantes, há todo um passado, agora apenas revisitável em memória, sobre como era esta aldeia há algumas décadas. A verdade é que, e num tom de esperança, realmente houve algumas mudanças desde que lá fomos, em 2021.

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS