De acordo com Miguel Monteiro, comandante dos bombeiros de Montalegre, “foi decidido, por volta das 07h00, que não haveria aulas, porque continuava a nevar com alguma intensidade em algumas zonas mais altas”, acrescentando que, apesar de as estradas do concelho estarem transitáveis, esta foi uma decisão tomada por “mera precaução e segurança”.
Com esta decisão, cerca de 600 alunos ficaram em casa, com o comandante a explicar que no terreno estão quatro limpa-neves “nas zonas mais altas do concelho”, nomeadamente Pitões das Júnias e Padornelos, junto à serra do Larouco, estando mais dois “a atuar nas artérias da vila” e “outras equipas estão a espalhar sal pelas estradas”.
Do lado da Proteção Civil Municipal de Montalegre “a evolução do estado do tempo está a ser acompanhada em permanência”, com as corporações de bombeiros do (Montalegre e Salto) estão no terreno para, “o mais rapidamente possível, repor as condições de segurança”.
De recordar que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou o distrito de Vila Real sob aviso amarelo, a partir das 07h30 de hoje, devido à queda de neve acima dos 800 metros. O aviso passa a laranja a partir das 18h00.