Quinta-feira, 7 de Julho de 2022

No Domingo, completa-se o centenário do nascimento de Miguel Torga

Desde o início do ano que está a ser levado a cabo “um sem fim” de actividades, em homenagem a Miguel Torga. O centenário do nascimento do escritor serviu de mote, esperando-se, por isso, que o próximo Domingo seja o ponto alto das comemorações. No dia do aniversário do autor, a sua terra natal será […]

Desde o início do ano que está a ser levado a cabo “um sem fim” de actividades, em homenagem a Miguel Torga. O centenário do nascimento do escritor serviu de mote, esperando-se, por isso, que o próximo Domingo seja o ponto alto das comemorações. No dia do aniversário do autor, a sua terra natal será o palco principal, sendo de destacar a apresentação de um selo comemorativo.

“O Reino Maravilhoso” de Miguel Torga, mais exactamente a sua Terra Natal, São Martinho de Anta, vai estar em festa, no dia 12, com a comemoração do centenário do nascimento do escritor.

Do programa de iniciativas destaca-se, pelas 16.30 horas, na escola primária de São Martinho de Anta, o lançamento do selo comemorativo com carimbo do centenário do nascimento de Miguel Torga, uma iniciativa da Direcção Regional de Cultura do Norte, do Governo Civil de Vila Real e dos CTT.

Pelas 17 horas, no largo do Eirô, serão entregues os prémios do concurso literário sob o tema “Um Reino Maravilhoso (Trás-os-Montes) ”, organizado pelo Círculo Cultural Miguel Torga.

As comemorações na terra natal do escritor passarão, ainda, pela realização, pelas 18 horas, da instalação poética “100 anos, 100 poemas” que acontecerá, em simultâneo, com a inauguração de uma exposição biográfica de Miguel Torga e outra de pintura, de Jorge Marinho, e, ainda, com a abertura das feiras dos Produtos da Terra e do Livro, entre outras actividades.

Pelas 21 horas, será a vez do Teatro de Vila Real centrar as atenções do aniversário de Adolfo Rocha, com a inauguração da exposição “Torga, Retratos e Paisagens”, uma colectiva da Cooperativa Árvore.

Desde Janeiro que várias entidades têm desenvolvido diversas acções comemorativas, sob a coordenação da DRCN, em vários concelhos, não só do distrito de Vila Real, mas, também, de Bragança e noutras regiões portuguesas, e, mesmo, a nível internacional.

Do programa faltará concretizar um conjunto de mais três encontros do ciclo de estudos que, realizados em Sabrosa, focarão os temas “O destaque da agricultura, na obra de Miguel Torga, versus a importância da agricultura, na actualidade do desenvolvimento regional”; “Contextualização sócio-económica da região, na obra de Miguel Torga, a evolução actual e a preparação para o contexto futuro” e “Artes e ofícios, histórias passadas e presentes”.

Além de outras iniciativas que continuarão a viajar pela região e pelo país, como concertos, exposições e a apresentação de livros, há a destacar, ainda, o seminário “Torga: outras leituras” que se realizará, no dia 28 de Setembro, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. E, finalmente, a cerimónia de encerramento das comemorações, no dia 14 de Dezembro, altura em que, no Teatro de Vila Real, será feito o lançamento do DVD “A Terra antes do Céu”.

Nascido a 12 de Agosto de 1907, na freguesia de São Martinho de Anta, Adolfo Correia da Rocha, médico de profissão, marcou a região, Portugal e o mundo, como Miguel Torga, o poeta que via “o universal como o local sem paredes”.

 

Maria Meireles

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.