A tarde de festa teve início no forno comunitário da aldeia, com a confeção da massa e cozedura do pão no forno a lenha, e continuou junto à sede da Associação Recreativa e Cultural do Largo do Souto, local onde decorreu o lanche-convívio.
O presidente da Câmara Municipal, Fernando Queiroga, marcou presença na iniciativa acompanhado pelo restante executivo, destacando o “empenhamento e dedicação” das associações na preservação e valorização dos usos e costumes locais. “É importante que se continuem a dignificar os ensinamentos dos nossos antepassados e a transmitir os saberes às crianças e jovens do nosso concelho. Sem eles não somos capazes de perpetuar as nossas tradições”, disse o autarca.
A iniciativa foi organizada pela Associação Recreativa e Cultural do Largo do Souto – Nogueira em conjunto com a Associação Recreativa e Cultural de Bobadela, a Associação Cultural, Desportiva e Recreativa da Serra do Leiranco – Sapiãos, com o apoio da Câmara Municipal, Ecomuseu de Barroso, Parque Arqueológico do Vale do Terva (PAVT), Universidade do Minho (UM) e Loja Interativa de Turismo de Boticas.