Quinta-feira, 11 de Agosto de 2022

Norte 2020 com 4,7 mil milhões de euros para apoiar projetos

Secretário de Estado garantiu que os regulamentos serão reduzidos de cem para dez

-PUB-

Na conferência “Lições do 'Novo Norte' e a aplicação dos fundos no ciclo 2014-2020”, que decorreu no Hotel Palace em Vidago, concelho de Chaves, o secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Castro Almeida, anunciou uma verba de 4,7 milhões de euros para apoiar projetos no novo quadro comunitário de apoio, que já está no terreno e se prolonga até 2020. “Nunca houve tanto dinheiro, a ser gerido fora de Lisboa, em programas regionais do Portugal 2020. Vai haver um reforço dos programas regionais em 27 por cento em relação ao último QREN (Quadro de Referência Estratégica Nacional)”, o que traz maior proximidade com os promotores”, sublinhou o governante, reforçando a ideia que as decisões “são tão mais seguras e ajustadas” quanto mais próximas estiverem dos problemas. “Sobre isto não tenho dúvidas nenhumas e é por isso que este Portugal 2020 está desenhado numa perspetiva de forte descentralização”.

Castro Almeida frisou ainda a importância de se encerrar o mais breve possível os programas, para se verificar qual é a taxa de execução final, esperando utilizar “em 100 por cento” os fundos vindos de Bruxelas.

Emídio Gomes, presidente da CCDR-N, fez o balanço do quadro comunitário que agora termina, sublinhando que na região “todos os objetivos de execução financeira impostos por Bruxelas foram cumpridos atempadamente”.

Perante os resultados do ON.2, o presidente da CCDR-N defendeu maior simplificação no Norte2020, “apostando na agilização de processos” já que “os regulamentos atuais são muito complexos e estão demasiado orientados para os consultores que vivem de fazer projetos”.

O secretário de Estado garantiu que já se está a trabalhar para desburocratizar os processos e prometeu simplificar os regulamentos. “Dos atuais 100 regulamentos vamos passar a ter dez”. Os prazos vão ser alterados e alargados, sendo mais fácil aos promotores fazerem as candidaturas e pedidos de pagamento.

O responsável governamental acredita que em 2020, Portugal estará muito diferente. “Vamos ter um país diferente em 2020 e vamos ter maior convergência com a União Europeia”, concluiu Castro Almeida.

 

Primavera Perfume Hotel criou 14 postos de trabalho

 

Um dos projetos apoiados pelo ON.2 foi o Primavera Perfume Hotel, num investimento global de 2 milhões de euros, apoiado em 1,3 milhões pelo ON.2 – Novo Norte.

A história desta unidade hoteleira já tem quase um século, já que ali existia uma pensão, com 9 quartos, uma casa de banho e uma pequena sala. Ao longo do tempo foi sofrendo alterações e a partir de 1973 começou a crescer, ganhando 20 quartos, sala-restaurante e sala de eventos.

O promotor do projeto, Rui Branco, herdou dos pais a pensão e transformou o espaço por completo. “Em 2009/10 foi feita a candidatura, sendo que este projeto foi diferenciador e distinguido pelo Turismo de Portugal como um sucesso na execução financeira no cronograma da despesa”.

Aberto de dezembro de 2010, o hotel criou 14 postos de trabalho, numa região onde as ofertas de emprego escasseiam.

Apesar de a localização ser à frente do Palace Hotel, há “uma excelente relação” com o Vidago Palace, com quem foi feita uma parceira na internacionalização. “Foi criado um cluster do golfe no Norte de Portugal. Dos 5 campos de golfe, cinco buracos e 5 hotéis, nós conseguimos responder ao mercado golfista, que queria vir jogar golfe mas não tinha capacidade para ficar no Vidago Palace, no nosso hotel conseguem ficar a um preço mais competitivo”.

Situado em Vidago, vila conhecida pelas suas águas termais, o Primavera Perfume Hotel disponibiliza 32 quartos climatizados e 2 piscinas. Tem restaurante com capacidade para 112 pessoas, bar, café com esplanada, parque infantil, entre outras valências. A receção está aberta 24 horas por dia e há estacionamento privado gratuito no local.

Os quartos do Primavera Perfume são modernos e têm paredes com pinturas manuais e pisos de madeira. Incluem uma televisão de ecrã plano com canais por satélite e uma casa de banho privada.

Os hóspedes podem agendar massagens no spa, assim como desfrutar da piscina interior aquecida ou nadar na piscina exterior, rodeada por espreguiçadeiras.

O Perfume Hotel encontra-se apenas a 5 minutos de carro do centro de Vidago e a 16 km de Chaves. O Aeroporto do Porto está a 1h15 do hotel e há um serviço de transporte disponível mediante pedido.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

COMENTAR FACEBOOK

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.