As comemorações iniciaram com a Formatura Geral, no quartel Moraes Serrão, seguida da imposição de distintivos à segunda EIP e à Equipa de Proteção e Socorro do Túnel do Marão. A disponibilidade do voluntariado não é uniforme ao longo do dia, nos diferentes períodos do ano e nas diferentes zonas do país, pretendendo-se com as EIP harmonizar a garantia de prestação do socorro nos concelhos com maior risco e maiores dificuldades em assegurá-lo. Recentemente, foi homologada a segunda EIP pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Salvação Pública e Cruz Branca de Vila Real.
Graças ao apoio de empresas e associações, foi possível a aquisição de rádios de comunicações que facilitarão a comunicação e controlo das equipas de operacionais, no teatro de operações.
Houve ainda uma eucaristia, na igreja de Nossa Senhora da Conceição, presidida pelo Monsenhor Fernando Miranda, que durante a homilia prestou uma homenagem “justa e sincera”, agradecendo aos soldados da paz toda a dedicação à causa que os une, engrandecendo todo o seu trabalho à comunidade.
Os homenageados, fazendo jus aos valores que defendem, como a solidariedade, gratidão e espírito de equipa, também quiseram homenagear os parceiros de trabalho, com a bênção de uma ambulância de socorro, apadrinhada pela equipa da VMER, do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro.