Quinta-feira, 30 de Junho de 2022

Nova Feira dos Trapos pronta em Abril de 2008

No dia 20 de Julho, deverão arrancar as obras de construção da novo recinto da feira semanal de Vila Real, a chamada Feira do Levante, a qual, contando a freguesia de Lordelo como morada, vai libertar o centro da freguesia da Nossa Senhora da Conceição, para a construção de um parque urbano. Com um orçamento […]

No dia 20 de Julho, deverão arrancar as obras de construção da novo recinto da feira semanal de Vila Real, a chamada Feira do Levante, a qual, contando a freguesia de Lordelo como morada, vai libertar o centro da freguesia da Nossa Senhora da Conceição, para a construção de um parque urbano.

Com um orçamento de cerca de 1 milhão e 575 mil euros, a Câmara Municipal de Vila Real vai proceder á construção de um novo espaço para a realização da feira ambulante semanal e de um novo parque urbano na zona da Nossa Senhora da Conceição, anunciou o autarca Manuel Martins, no dia 28.

O edil deixou a garantia de que, em Abril do próximo ano, estará pronto o espaço que receberá a Feira dos Trapos, a construir na zona de Lordelo, com um investimento de 945 mil euros, e cuja obra deve começar já no próximo dia 20.

Domingos Ribeiro, responsável pelo Departamento de Equipamentos e Infra-estruturas da autarquia apresentou o projecto da nova feira, contabilizando que serão construídos “180 espaços cobertos, com 20 metros quadrados cada, para os vendedores”, uma capacidade idêntica à actualmente existente.

“Haverá um controlo, à entrada, através de um sistema de cartões magnéticos”, explicou o mesmo responsável, adiantando, ainda, que o projecto prevê a construção de outras infra-estruturas de apoio, nomeadamente de um bar com duas esplanadas, um parque infantil e uma zona de lazer junto ao rio, enriquecida com o “arrelvamento de uma área aproximada de 5.600 metros quadrados e a plantação de 50 árvores de carvalho”, tudo para garantir que aquele espaço tenha dinamismo, para além dos dias de feira (Terças e Sextas-feiras).

Segundo compromisso assumido pelo edil vila-realense, a construção do novo recinto da feira deverá ficar concluído, em Abril de 2008, altura em que será, finalmente, libertado o espaço onde funciona, actualmente, a Feira dos Trapos, o que permitirá o início da obra de construção do Parque Urbano de Nossa Senhora da Conceição.

Da autoria do arquitecto Henrique Pinto, o projecto representa um investimento de 628 mil euros, pretendendo “promover a qualificação ambiental e paisagística daquela área, para além do ordenamento do espaço público e incremento das zonas verdes de estadia, proporcionando aos residentes, em particular, e à população, em geral, um novo espaço de convívio e lazer”.

O novo espaço contará com “um estabelecimento de restauração e bebidas, uma sala de apoio a actividades infantis e sanitários públicos”, infra-estruturas que estarão rodeadas por uma zona verde, com 3.550 metros quadrados.

“De salientar que a iluminação pública, preconizada para o Parque Urbano de Nossa Senhora da Conceição, pressupõe a utilização de energias renováveis (energia solar), um contributo importante na adopção de medidas de sustentabilidade, definidas no âmbito da Agenda 21 Local de Vila Real”, sublinhou Manuel Martins.

A obra de construção do parque urbano terá início, em Maio de 2008, no seguimento da transferência da feira, prevendo-se a sua conclusão para finais de Março do ano seguinte.

 

Maria Meireles

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.