No dia 20 de Julho, deverão arrancar as obras de construção da novo recinto da feira semanal de Vila Real, a chamada Feira do Levante, a qual, contando a freguesia de Lordelo como morada, vai libertar o centro da freguesia da Nossa Senhora da Conceição, para a construção de um parque urbano.
Com um orçamento de cerca de 1 milhão e 575 mil euros, a Câmara Municipal de Vila Real vai proceder á construção de um novo espaço para a realização da feira ambulante semanal e de um novo parque urbano na zona da Nossa Senhora da Conceição, anunciou o autarca Manuel Martins, no dia 28.
O edil deixou a garantia de que, em Abril do próximo ano, estará pronto o espaço que receberá a Feira dos Trapos, a construir na zona de Lordelo, com um investimento de 945 mil euros, e cuja obra deve começar já no próximo dia 20.
Domingos Ribeiro, responsável pelo Departamento de Equipamentos e Infra-estruturas da autarquia apresentou o projecto da nova feira, contabilizando que serão construídos “180 espaços cobertos, com 20 metros quadrados cada, para os vendedores”, uma capacidade idêntica à actualmente existente.
“Haverá um controlo, à entrada, através de um sistema de cartões magnéticos”, explicou o mesmo responsável, adiantando, ainda, que o projecto prevê a construção de outras infra-estruturas de apoio, nomeadamente de um bar com duas esplanadas, um parque infantil e uma zona de lazer junto ao rio, enriquecida com o “arrelvamento de uma área aproximada de 5.600 metros quadrados e a plantação de 50 árvores de carvalho”, tudo para garantir que aquele espaço tenha dinamismo, para além dos dias de feira (Terças e Sextas-feiras).
Segundo compromisso assumido pelo edil vila-realense, a construção do novo recinto da feira deverá ficar concluído, em Abril de 2008, altura em que será, finalmente, libertado o espaço onde funciona, actualmente, a Feira dos Trapos, o que permitirá o início da obra de construção do Parque Urbano de Nossa Senhora da Conceição.
Da autoria do arquitecto Henrique Pinto, o projecto representa um investimento de 628 mil euros, pretendendo “promover a qualificação ambiental e paisagística daquela área, para além do ordenamento do espaço público e incremento das zonas verdes de estadia, proporcionando aos residentes, em particular, e à população, em geral, um novo espaço de convívio e lazer”.
O novo espaço contará com “um estabelecimento de restauração e bebidas, uma sala de apoio a actividades infantis e sanitários públicos”, infra-estruturas que estarão rodeadas por uma zona verde, com 3.550 metros quadrados.
“De salientar que a iluminação pública, preconizada para o Parque Urbano de Nossa Senhora da Conceição, pressupõe a utilização de energias renováveis (energia solar), um contributo importante na adopção de medidas de sustentabilidade, definidas no âmbito da Agenda 21 Local de Vila Real”, sublinhou Manuel Martins.
A obra de construção do parque urbano terá início, em Maio de 2008, no seguimento da transferência da feira, prevendo-se a sua conclusão para finais de Março do ano seguinte.
Maria Meireles