Quinta-feira, 5 de Dezembro de 2024
No menu items!

Nova proposta tem “condições para ser uma candidatura ganhadora”

Em Agosto do ano passado a candidatura do projecto do Parque de Ciência e Tecnologia de Trás-os-Montes aos fundos comunitários foi classificada como “sem qualidade”. Apresentada uma nova candidatura, e quase um ano depois do chumbo, tudo parece estar a correr a preceito para o projecto que vai criar milhares de postos de trabalho qualificado na região. A decisão final deverá ser anunciada dentro de dois ou três meses.

-PUB-

“Num primeira abordagem, a candidatura tem condições para ser uma candidatura ganhadora”, adiantou Mário Rui Silva, gestor do Programa Operacional Regional do Norte (ON.2 – O Novo Norte), relativamente ao projecto do Parque de Ciência e Tecnologia de Trás-os- -Montes, que está agora a ser analisado por técnicos da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Norte.

Segundo o mesmo responsável, a comissão directiva do ON.2 está “empenhada na constituição de uma rede de Parques de Ciência e Tecnologia na região”. “Estamos solidários com a ideia de que essa rede deve ter um ponto em Vila Real e outro em Bragança. Sensivelmente dentro de dois ou três meses teremos uma decisão, que eu prevejo positiva, e que permitirá a implementação deste projecto”, referiu Mário Rui Silva.

Relativamente às lacunas apresentadas no projecto inicial, e que agora deverão estar sanadas, o gestor do ON.2 referiu o facto do projecto ter sido apresentado com estruturas de gestão independentes para os dois pólos. “Entendeu-se que, por uma questão de massa crítica, não era desejável haver um Parque de Ciência e Tecnologia com uma gestão autónoma em dois pólos”, frisou Mário Rui Silva, revelando que a nova candidatura apresentou um projecto reformulado em que as instituições envolvidas, “num notável esforço de concertação e coordenação, apresentaram um único projecto, que embora tenha fisicamente dois pólos, garante uma proximidade entre as empresas e os estabelecimentos de ensino, com uma única estrutura de gestão”.

De recordar que, do projecto de desenvolvimento do Parque de Ciência e Tecnologia, que vai criar centenas de postos de trabalho qualificado na região, fazem parte a Câmara Municipal de Vila Real, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, o Instituo Politécnico e a Câmara Municipal de Bragança e a Associação para a Promoção de Centros de Tecnologia, estando prevista a criação de dois pólos, um em cada capital de distrito transmontana, sendo que ambas as infra-estruturas já têm localização, num investimento total de cinco milhões de euros.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS