Depois de um levantamento feito ao nível das ruas, lugares, largos, avenidas e outros sítios, a União de Freguesia de S. Martinho de Anta e Paradela de Guiães vai avançar com a colocação de novas placas toponímicas e números de polícia. Segundo o presidente deste órgão autárquico, Luís Gonçalves, a atual não respondia às novas exigências. “O que está feito remonta ao trabalho da Junta de S. Martinho de Anta em 1985. A toponímia existente está desatualizada pois já foi colocada há 30 anos e as exigências agora são outras. Estamos a recolher toda a informação para fazer a atualização e julgo que em agosto as novos placas e números de ruas deverão estar colocados”.
Ao todo serão cerca de 50 placas toponímicas e centenas de números em metal para identificações domiciliárias. “Era uma intervenção necessária devido à entrega dos correios, sabendo-se hoje que o código postal obedece ao nome das ruas e à identificação do local”, acrescentou o edil.
De realçar que, no distrito de Vila Real, municípios, juntas e uniões de freguesia têm vindo a renovar a sua toponímia, o que não deixa de ser relevante também em termos turísticos, pois transmite mais informação e ajuda o próprio turista a identificar corretamente o local que visita.