Quinta-feira, 12 de Dezembro de 2024
No menu items!

Novo CLDS 5G quer garantir melhores condições de vida

Foi com uma sessão da atividade “Corpo são em Mente sã”, dirigida aos idosos das diferentes localidades, que o CLDS Sabrosa 5G, programa de intervenção comunitária, marcou o início da sua atividade no concelho.

-PUB-

Com uma duração prevista de 48 meses, esta nova geração irá intervir em vários eixos prioritários como: Emprego, Formação e Qualificação; Promoção da autonomia, envelhecimento ativo e longevidade; e Desenvolvimento social, capacitação comunitária e intervenção em contextos de emergência social e de cenários de exceção.

Para a quinta geração do Programa CLDS, foi deliberada, no âmbito das reuniões do Executivo da câmara municipal e Conselho Local de Ação Social (CLAS) da Rede Social de Sabrosa, uma parceria com a APPACDM de Sabrosa, sendo esta entidade a coordenadora local da Parceria do CLDS Sabrosa 5G. Recorde-se que esta entidade foi também coordenadora da anterior geração do CLDS (4G), com término registado em agosto de 2023 e concluído com uma taxa de execução física e financeira de 100%.

A CLDS Sabrosa 5G é constituída por uma equipa multidisciplinar, com experiência, presença e conhecimento do território e suas necessidades, e contará com a colaboração dos parceiros locais de forma a dar cumprimento ao estabelecido no Plano de Ação, o qual se constitui como um guia de ação e será fundamental para a transformação comunitária e social do território de Sabrosa, com o objetivo de “garantir melhores condições de vida a todos os destinatários, tendo como foco as pessoas”.

Financiado no âmbito do Programa da Área Temática Demografia, Qualificação e Inclusão do Portugal 2030, este programa “pretende combater a pobreza e reforçar a promoção da inclusão social de grupos populacionais que revelam maiores níveis de fragilidade social, mobilizando para o efeito a ação integrada de diferentes agentes e recursos localmente disponíveis, firmando-se como um instrumento de combate à exclusão social marcado por uma intervenção realizada em parceria”, explica a autarquia em comunicado.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS