O antigo Seminário Diocesano de Vila Real vai ganhar nova vida com “a abertura de um hotel de 4 estrelas” do Grupo Água Hotels, num investimento de 7 milhões de euros.
O projeto hoteleiro, aprovado pela câmara municipal, prevê a “requalificação integral do edifício, mantendo a sua identidade histórica”. A unidade terá 80 unidades de alojamento, receção, restaurante, wine bar, SPA e salas de reunião. A nova infraestrutura vai tornar-se “um novo ponto de atração na cidade, tanto para visitantes como para os próprios vila-realenses”. O wine bar e o spa do hotel estarão abertos ao público para quem quiser desfrutar.
As obras deverão começar em 2026, com abertura prevista cerca de um ano e meio depois. Estima-se a criação de cerca de “40 postos de trabalho”.
O protocolo estabelecido entre a Diocese de Viseu e o Grupo Água Hotels prevê a “reabilitação integral do edifício, assegurando a continuidade do seminário e de outros serviços diocesanos na ala sul”. O hotel será desenvolvido de forma “a preservar o valor histórico do imóvel e a devolvê-lo à cidade com novos usos, acrescentando vitalidade cultural e dinamismo económico”.





