A empresa “Eólica do Alto do Mourisco, S.A” é entidade promotora deste projeto que terá como área ocupante grande parte do concelho de Montalegre, dado que os aerogeradores irão ser instalados somente neste concelho, sendo que, apenas pequenos troços de acessos e valas de cabos, irão ser instalados no concelho de Boticas.
Com esta iniciativa pretende-se instalar três aerogeradores de modo a reforçar a capacidade de produção de energia elétrica do Parque Eólico de Serra do Barroso III. Estima-se que o projeto do Reforço de Potência, que tem uma capacidade de produção instalada de 6 MW, produza em média por ano 16,6 GWh. Cada aerogerador será instalado numa torre tubular com cerca de 85 metros de altura e terá uma potência unitária de 2000 kW. A área total abrangida no projeto e no estudo de impacte ambiental será cerca de 84 hectares, embora a efetivamente utilizada, compreendendo a zona das plataformas dos aerogeradores e os caminhos de acesso a construir, corresponda a uma percentagem muito reduzida da área total. Assim serão colocados 3 aerogeradores; plataformas para montagem dos aerogeradores: rede elétrica interna – cabos subterrâneos elétricos e de comunicações de interligação dos aerogeradores à subestação/edifício de comando; e caminhos de acesso.
O Reforço de Potência do Parque Eólico de Serra do Barroso III irá localizar-se numa zona de cumeada da Serra do Barroso entre as cotas 1190 e 1279 metros, onde ocorre a separação de duas grandes bacias hidrográficas, Cávado e Douro. Neste momento, o projeto está numa fase de estudo de impacte ambiental.