Sexta-feira, 6 de Dezembro de 2024
No menu items!

Novo Reitor toma posse amanhã

Depois de dois mandatos à frente da reitoria da maior academia transmontana, Armando Mascarenhas Ferreira vai passar a pasta ao seu sucessor, Carlos Sequeira. Trabalhar por “uma universidade mais humana e simultaneamente mais competitiva”. é o primeiro objectivo do novo ‘magnífico’.

-PUB-

Carlos Alberto Sequeira vai ser empossado no cargo de Reitor de Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), amanhã, pelas 15h00, numa cerimónia que contará com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago.

Catedrático em Engenharia Zootécnica/Nutrição e Alimentação, o novo reitor é natural de Angola, contudo está há mais de 30 anos radicado em Trás-os-Montes, tendo “acompanhado de perto e activamente todo o desenvolvimento e afirmação da Universidade”. “Licenciado em Engenharia Agronómica, pelo Instituto Superior de Agronomia (ISA), fez o mestrado em Ciência da Nutrição Animal nos Estados Unidos e o doutoramento em Engenharia Zootécnica na UTAD, destacando-se, enquanto investigador, como responsável científico de importantes projectos de investigação e autor e co-autor de várias dezenas de publicações científicas e técnicas nacionais e internacionais, especialmente na área da Nutrição Animal”, adianta fonte da academia transmontana.

Apesar de contactado pelo Nosso Jornal, o recém-eleito reitor remeteu para depois da tomada de posse qualquer declaração sobre os seus planos para o futuro da UTAD. No entanto, imediatamente a seguir a ser eleito, o novo reitor defendeu como primeiro objectivo garantir “uma universidade mais humana e simultaneamente mais competitiva”.

Segundo o plano de acção apresentado por Carlos Sequeira aquando das eleições, para “preparar a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro para o Século XXI é preciso, desde logo, concluir a instalação e a regulamentação funcional das unidades e dos órgãos previstos nos Estatutos, mas será, sobretudo, necessário incrementar uma cultura de benchmarking numa instituição que se deverá definir, e que deverá ser reconhecida, nacional e internacionalmente, como universidade vocacionada para a investigação”.

O novo reitor venceu o sufrágio, realizado no dia 19 de Junho, com 15 votos, somando o candidato adversário, Roy Roy Kirby, apenas dois. A votação contou ainda cinco votos em branco.

Na cerimónia, será igualmente empossada a restante equipa reitoral, nomeadamente os vice-reitores Isolina Poeta (Assuntos Administrativos e Financeiros), Jorge Azevedo (Ensino e Formação), Carlos da Costa Assunção (Investigação e Cooperação), e pelos pró-reitores António Fontaínhas Fernandes (Estruturas Especializadas e Projectos Estruturantes), António José da Silva (Desenvolvimento e Internacionalização), Fernando Franco Martins (Património Edificado, Ambiente e Segurança), Alexandra Fidalgo Esteves (Avaliação e Qualidade), João Manuel Pereira Barroso (Inovação e Gestão da Informação) e Isabel Vaz Nicolau (Comunidade Universitária e Ligação à Sociedade).

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS