Terça-feira, 10 de Dezembro de 2024
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Novo sistema vai revolucionar gestão e relação entre empresa e clientes

Pagar a factura da água sem precisar sair de casa ou receber uma mensagem no telemóvel a alertar para uma avaria ou um eventual corte no abastecimento são apenas duas das mais-valias de um sistema que, ainda este trimestre, começará a entrar em funcionamento em Vila Real. Utilizado na gestão do abastecimento de água e saneamento básico do Rio de Janeiro, o novo sistema está já a ser instalado em seis empresas portuguesas.

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Na próxima semana, a Empresa Municipal de Água e Resíduos (EMAR) de Vila Real vai assinar o contracto com permitirá a adopção “Acqua Manager”, o sistema de gestão de actividades comerciais e operacionais e de suporte à decisão executiva das empresas ligadas às redes de abastecimento de águas e saneamento público.

“Este novo sistema vai revolucionar a gestão da empresa”, garantiu Miguel Esteves, presidente do Conselho de Administração da EMAR, sublinhando como principais mais-valias do programa a melhoria dos serviços prestados à população que, depois da sua implementação, poderá aceder a todos os serviços a partir da Internet, desde o pagamento e consulta de facturas, até a entrega dos valores dos contadores e a execução de novos contratos.

No que diz respeito ao funcionamento da EMAR, o mesmo responsável explicou que, entre outras vantagens, o sistema vai permitir uma mais fácil gestão de clientes, de contadores, de facturação e até mesmo da rede. “Se houver uma avaria no sistema de abastecimento, por exemplo, o sistema indica logo a área afectada”, o que vai permitir que os moradores dessa zona “sejam avisados, por mail e mensagens de telemóvel, sobre um eventual corte no abastecimento, o tempo que demorará a resolver a avaria e regularizar a situação”, explicou.

“Trata-se efectivamente de uma revolução na gestão interna da EMAR, um grande passo no atendimento e na gestão da informação, às quais poderemos ter acesso na hora”, defendeu ainda Miguel Esteves, adiantando que o contracto de aquisição do serviço será assinado na próxima semana, seguindo-se a formação do pessoal.

Implementado em módulos, as primeiras potencialidades do “Acqua Manager” deverão estar disponíveis ainda durante o primeiro trimestre deste ano.

Exigindo um investimento de 130 mil euros, o sistema é garantindo por uma empresa brasileira e é utilizado na gestão do abastecimento e saneamento básico do Rio de Janeiro. “Ao longo de 10 anos a solução tem sido implantada nas principais organizações privadas do Brasil, estando hoje em 60 por cento deste mercado”, explicou fonte da empresa que partilha o nome com o sistema.

Em Portugal, além de ser utilizada pela maior concessão privada, o software será instalado em pelo menos seis empresas públicas no primeiro semestre de 2010, no entanto, a PT Prime, empresa do Grupo Portugal Telecom responsável pela comercialização e implantação da solução no mercado Português, espera que o “Acqua Manager” venha a ser uma realidade em 15 por cento do total do mercado das empresas distribuidoras de Águas e Saneamento.

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