Na próxima terça-feira, dia dois, o vila-realense Nuno Pinto vai subir ao palco do Campo Pequeno, em Lisboa, com o tema “Fogo Lento”, para lutar por um lugar na final do Festival da Canção 2010, onde será escolhido o representante português em mais uma edição do Festival Eurovisão.
Segundo o alinhamento já disponibilizado pela RTP, emissora de televisão que organiza o Festival da Canção, o jovem cantor será o sétimo a actuar, antecedido por Nucha (Chuva), Ouro (Arco-Íris Dentro de Mim), Claudisabel (Contra Tudo e Todos), Filipa Azevedo (Há Dias Assim), Jorge Guerreiro (Ai Lisboa) e Dennisa (Meu Mundo de Sonhos).
Na mesma semi-final, subirão ainda ao palco Filipa Galvão Telles (O Amor Não Sabe), The Agency (É Assim que as Coisas São), Gonçalo Madruga (Cores de um Mundo), Evelyne Filipe (A Tua Voz) e Vanessa (Alvorada).
No dia quatro, na segunda semi-final, mais 12 concorrentes vão lutar por um lugar entre os 12 finalistas, entre os quais o grupo Terra D’Água, cujo tema, “Amanhã no Mar”, tem a assinatura de Tiago Espírito Santo, natural de Freixo de Espada à Cinta, distrito de Bragança.
As 24 canções que agora disputam um dos 12 lugares da grande final foram escolhidas, através de votação online, num rol de trinta pré–seleccionadas entre quatro centenas de candidatas.
Caberá agora novamente aos portugueses escolher seis músicas finalistas de cada etapa, uma das quais vai representar as cores portuguesas no Festival Eurovisão da Canção, que este ano se realiza em Oslo, na Noruega.
Em Vila Real já é possível assistir a uma campanha de apoio ao Nuno Pinto, com a colocação de outdoors e cartazes pela cidade que apelam à população para que vote no jovem músico vila-realense de 19 anos.
De recordar que, Nuno Pinto, na altura com 17 anos, foi o terceiro classificado na edição de 2008 da Operação Triunfo, programa com que conquistou os portugueses que, em 15 galas, por cinco vezes o escolheram como “o favorito da semana”.
Apesar de reconhecer que “há músicas muito boas”, o cantor está confiante num bom resultado. “É importante ter fé no nosso trabalho quando sabemos que estamos a dar o nosso melhor”, explicou, ao Nosso Jornal, ainda antes de ter sido seleccionado como semi-finalista.
Com letra e música de Américo Faria, “Fogo lento” espera agora voltar a ganhar a preferência dos portugueses para, no final de Março, regressar ao palco do Campo Pequeno, na Grande Final.
“Em ambas as semi-finais a votação será apenas por televoto desde o início da primeira canção até 15 minutos após a última”, lembra o regulamento do 46º Festival da Canção.
Segundo o mesmo documento, na “Grande Final a votação é mista”, ou seja, além da votação dos portugueses (televoto), será contabilizada ainda a votação dos 20 júris distribuídos pelos 18 distritos, Açores e Madeira, sendo que, “cada uma delas valerá 50 por cento”.