Quinta-feira, 21 de Setembro de 2023
No menu items!

“O antigo quartel será transformado em museu do bombeiro”

O antigo quartel dos bombeiros irá ser transformado num museu, um espaço que ficará aberto à comunidade, num investimento de 400 mil euros.

-PUB-

Segundo o presidente da associação humanitária, Hélder Santos, o projeto “está pronto e as obras deverão arrancar ainda este ano”.

Além disso, está a ser preparada uma “candidatura a fundos comunitários para a eficiência energética, quer ao nível da estrutura do edifício, quer ao nível do revestimento e da caixilharia”, assim como a “instalação de painéis fotovoltaicos para produção de energia para autoconsumo”.

Com duas Equipas de Intervenção Permanente (EIP), a terceira entrará em funcionamento no mês de outubro. “Já está feita a seleção dos cinco elementos e ainda não entrou em funcionamento, porque há elementos que estão escalados na equipa de combate a incêndios e para não se alterar as escalas, decidimos adiar após o verão”.

“Em outubro teremos a funcionar a terceira EIP”
Hélder Santos – Presidente

Com o voluntariado em crise, Hélder Santos afirma que as “EIP não são o melhor modelo de profissionalização, porque no seu estatuto há restrições de horários e de funções, não podem fazer o transporte não urgente e mesmo no socorro, só atuam em segunda linha”.

O mesmo responsável defende que o “caminho passa pela profissionalização, na medida em que não há voluntariado. Mesmo com incentivos ao voluntariado, que nós temos em parceria com a câmara, isso não inverte a tendência de abandono do voluntariado, pelo que o caminho da profissionalização é irreversível”. No entanto, o voluntariado “não deve ser renegado, nem esquecido”.

Hélder Santos refere que a comunidade reconhece o “importante papel dos bombeiros, ao contrário do que acontece com muitas instituições deste país”.

“Por exemplo, quando os bombeiros vão integrados na procissão do Triunfo, são muito aplaudidos, porque as pessoas sabem que podem estar em sua casa, a descansar, a dormir, mas se tiverem um problema, é aos bombeiros que recorrem, que são fundamentais para os proteger a si e aos seus bens”.


Pode consultar o suplemento dedicado aos bombeiros AQUI

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

COMENTAR FACEBOOK

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.