Sexta-feira, 3 de Dezembro de 2021

O azeite da Quinta do Portal considerado o melhor no Brasil

O Quinta do Portal Azeite Virgem Extra Premium foi eleito o melhor azeite, no concurso I Brazil IOOC - International Olive Oil Competition, que se realizou em São Paulo, no Brasil.

-PUB-

Ao todo foram mais de 90 azeites que estiveram em avaliação, provenientes de 7 países, como Espanha, Itália, Argentina ou o Líbano, e que se submeteram ao exigente julgamento de 12 especialistas internacionais, entre os quais estavam sommeliers, jornalistas, engenheiros agrónomos e chefs de cozinha.

Este azeite da Quinta do Portal já havia sido, no passado mês de julho, distinguido com ouro no I Concurso de Azeite Virgem de Trás-os-Montes e Alto Douro. A comprovação da sua qualidade chega agora do Brasil, um mercado que se tem mostrado muito interessante para os produtos portugueses e que tem vindo a crescer em termos de consumo quer de vinhos, quer de azeites.

De acordo com o júri desta competição, o Quinta do Portal Azeite Virgem Extra Premium que se mostra medianamente frutado, destacou-se pelas suas azeitonas, fundamentalmente maduras, provenientes do Douro, apresentando ainda notas marcadas de verde folha de oliveira, erva fresca e frutos frescos. Ligeiramente amargo e picante, tem um final de boca persistente. Com uma acidez de 0,14%, o Quinta do Portal Azeite Virgem Extra é obtido a partir das variedades Madural (40%), Cordovil (30%), Verdeal (20%) e Cobrançosa (10%). Para a produção de um litro de azeite, são necessários 8,8 quilos de azeitona.

A Quinta do Portal sempre produziu azeites para consumo interno, ou seja, para degustação dos clientes do seu restaurante, assim como para venda no local. Em 2017 iniciaram-se as apostas no mercado da olivicultura, com duas novas plantações de olival, uma em bordadura na Quinta do Confradeiro e uma outra em sistema contínuo. Estas novas plantações juntaram-se, assim, a um outro olival que já estava em produção e que permitem que a empresa tenha quantitativos adequados para o mercado de exportação em que o Brasil se assume como um dos principais destinos.

Resta referir que o PVP deste Quinta do Portal Azeite Virgem Extra Premium é de 12,50 euros e foram engarrafadas mais de 1800 garrafas.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.