Ao todo foram mais de 90 azeites que estiveram em avaliação, provenientes de 7 países, como Espanha, Itália, Argentina ou o Líbano, e que se submeteram ao exigente julgamento de 12 especialistas internacionais, entre os quais estavam sommeliers, jornalistas, engenheiros agrónomos e chefs de cozinha.
Este azeite da Quinta do Portal já havia sido, no passado mês de julho, distinguido com ouro no I Concurso de Azeite Virgem de Trás-os-Montes e Alto Douro. A comprovação da sua qualidade chega agora do Brasil, um mercado que se tem mostrado muito interessante para os produtos portugueses e que tem vindo a crescer em termos de consumo quer de vinhos, quer de azeites.
De acordo com o júri desta competição, o Quinta do Portal Azeite Virgem Extra Premium que se mostra medianamente frutado, destacou-se pelas suas azeitonas, fundamentalmente maduras, provenientes do Douro, apresentando ainda notas marcadas de verde folha de oliveira, erva fresca e frutos frescos. Ligeiramente amargo e picante, tem um final de boca persistente. Com uma acidez de 0,14%, o Quinta do Portal Azeite Virgem Extra é obtido a partir das variedades Madural (40%), Cordovil (30%), Verdeal (20%) e Cobrançosa (10%). Para a produção de um litro de azeite, são necessários 8,8 quilos de azeitona.
A Quinta do Portal sempre produziu azeites para consumo interno, ou seja, para degustação dos clientes do seu restaurante, assim como para venda no local. Em 2017 iniciaram-se as apostas no mercado da olivicultura, com duas novas plantações de olival, uma em bordadura na Quinta do Confradeiro e uma outra em sistema contínuo. Estas novas plantações juntaram-se, assim, a um outro olival que já estava em produção e que permitem que a empresa tenha quantitativos adequados para o mercado de exportação em que o Brasil se assume como um dos principais destinos.
Resta referir que o PVP deste Quinta do Portal Azeite Virgem Extra Premium é de 12,50 euros e foram engarrafadas mais de 1800 garrafas.