Quinta-feira, 5 de Dezembro de 2024
No menu items!

O “Mundo” esteve no Douro

No fim-de-semana, a região do Douro “abriu-se” aos cinco continentes com a presença de 35 diplomatas representando países dos mais variados pontos do globo. Denominada “O Mundo no Douro”, esta iniciativa constituiu um excelente cartaz de propaganda e divulgação sobre o que a região tem de melhor.

-PUB-

Holanda, Ceilão, Estados Unidos, Tunísia, Espanha, Colômbia, Angola, Áustria, Suécia, Iraque, Turquia, Japão e Índia foram alguns dos países cujo corpo diplomático integrou a visita a um dos principais destinos turísticos nacionais.

Além dos embaixadores, nesta visita estiveram alguns empresários e responsáveis de instituições ligadas ao sector do turismo. Esta acção, apoiada pelo Governo, foi liderada pela Estrutura de Missão do Douro, Museu do Douro e Entidade Regional de Turismo do Douro, articulada com várias instituições da região e com as autarquias.

Este foi o primeiro passo consubstanciado num programa ambicioso de promoção turística além-fronteiras a ser apresentado até ao final do mês e que terá a duração de um ano. Se desta vez foi o “Mundo” a vir ao Douro, para a próxima será “O Douro a ir ao Mundo”. Acção que está a ser programada para as principais capitais europeias e algumas cidades dos Estados Unidos.

António Martinho, presidente da ERTD, salientou, ao Nosso Jornal, a importância da presença dos embaixadores na região “como excelente acção de promoção” e abordou a necessidade de apostar na diplomacia económica para o Douro. “Não chega mostrarmos as potencialidades que a região tem, agora temos de valorizar e potenciar tudo isto para que a região seja cada vez mais conhecida e apreciada”, disse.

Por sua vez, o responsável pela EMD, Ricardo Magalhães, realçou que o Douro nunca teve tantos embaixadores a visitá-lo. “É preciso abrir e levar o Douro ao Mundo, é este o nosso propósito assente uma estratégia concertada com outras instituições”, salientou. Sublinhando que a região tem ser “cosmopolita, universal e global”, mas deve “manter sempre as suas raízes e identidade” deixou no ar alguns contornos da estratégia que “está a ser preparada”. “De Julho de 2009 a Julho de 2010 estão previstas várias iniciativas em algumas cidades europeias e nos Estados Unidos, onde participarão operadores nacionais ligados ao turismo, transportes, hotelaria e tudo isto será articulado com as respectivas embaixadas”, acrescentou.

Além do passeio fluvial no Douro, os 35 embaixadores visitaram o Museu do Douro, na Régua, jantaram no Solar da Rede, em Mesão Frio, e deslocaram-se à Quinta do Seixo, em Tabuaço. Pelo meio ainda tiveram a oportunidade de presenciarem a actuação de Teresa Salgueiro no Teatro Ribeiro da Conceição, em Lamego. No fim da visita, os embaixadores estavam todos “maravilhados com o que viram” e alguns prometeram, ao Nosso Jornal, que irão “regressar ao Douro”.

Ao todo, estiveram 16 embaixadores da Europa, 5 de África, 4 da Ásia e 10 da América.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS