Diz ser um apaixonado pelo futebol, mas desde cedo percebeu que o treino era aquilo que mais o motivava, por isso seguiu para a universidade, onde se formou em educação física.
“Comecei na ADC Sabro como infantil, mas não era grande jogador. Aos 16 anos, sem curso, comecei a ajudar nos treinos das equipas do Sabrosa. Depois de tirar vários cursos de treinador, comecei em Sabrosa, mas, após um ano, fui para o SC Vila Real, um clube que aprendi a amar. Passei por coisas muito bonitas neste clube, que é muito grande”.
Começou a época como treinador dos juniores no campeonato nacional, mas nem tudo correu como o esperado e acabou por sair em novembro. “Somos vítimas da nossa demografia, em que a base de recrutamento é menos extensa e isso reflete-se nas dificuldades que as equipas têm quando chegam ao nacional”, explica o treinador, adiantando que “é preciso apostar mais no treino, porque os nossos jogadores não são inferiores aos outros”.
Depois de ter saído do SC Vila Real, Artur Júnior esteve pouco tempo parado e assumiu os seniores do FC Santa Marta, a convite do presidente Nuno Matos, para substituir Justino Ribeiro. “É a minha primeira experiência a comandar uma equipa sénior. E encontrei um grupo com grande vontade de dar a volta à situação. É um plantel jovem com potencial para melhorar e levar o Santa Marta àquilo que estávamos habituados”.
Sobre a campeonato, Artur Júnior refere que o atual modelo “é o mais interessante, já que dividido por séries perde-se a oportunidade de ter “dérbis mais interessantes”. Adiantou que há várias equipas com qualidade, destacando o líder, Chaves B, mas também o Vidago. “Gostei do Vidago, tem uma dinâmica ofensiva muito interessante. Mas também gostei do Mesão Frio e de outras equipas”.
Não gosta de perder, mas sabe que não vai ganhar sempre, no entanto, afirma que “o treinador é um solitário, mesmo nas vitórias”.
Admirador de José Mourinho, Júnior revela que “retira” um pouco de vários treinadores, “como Bielsa, Guardiola, Klopp e José Mourinho”.
Na próxima época, o técnico gostaria de continuar no FC Santa Marta. “Sou bastante feliz neste clube, mas o futuro é o próximo jogo”. Tem o sonho “de vir a ser profissional de futebol”.
VEJA O VÍDEO DO PROGRAMA AQUI