Quarta-feira, 3 de Junho de 2026
Vila RealObra póstuma evoca a memória de António Passos Coelho

Obra póstuma evoca a memória de António Passos Coelho

Um dia antes de se celebrar o centésimo aniversário do nascimento de António Passos Coelho, foi apresentado na Biblioteca Municipal de Vila Real o último livro por si escrito, “A Crise”. Presentes, além dos filhos do autor, estiveram dezenas de pessoas a assistir.

A coletânea de contos apresentados no dia 30 de maio, um dia antes de se completarem 100 anos do nascimento do influente médico, autor e político, foi concluído e revisto pelo autor em 2018, acabou por permanecer inédito após a sua morte, em fevereiro de 2019. Segundo explicou o filho, Paulino Passos Coelho, a publicação foi sucessivamente adiada por circunstâncias familiares difíceis, que incluíram a perda de vários familiares próximos nos anos seguintes.

“Entendi que, nos festejos dos 100 anos do seu nascimento, seria a altura ideal para editar”, afirmou à VTM, destacando ainda o apoio recebido do Grémio Literário A.M. Pires Cabral e da Câmara Municipal de Vila Real.

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

ou compre apenas este artigo:

Comprar este artigo — 1,00€
Se já é PREMIUM, Aceda à sua conta em


APOIE O NOSSO TRABALHO.
APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências, nunca paramos um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEO

Mais lidas

PRÉMIO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS