Terça-feira, 30 de Novembro de 2021
©DR

Obras na igreja de Nª Srª da Azinheira

Situada em Outeiro Seco, no concelho de Chaves, a igreja de Nossa Senhora da Azinheira foi considerada, a 13 de fevereiro de 1964, imóvel de interesse público

-PUB-

Datado do século XII, o templo está, neste momento, a ser alvo de intervenções com o objetivo de preservar e conservar aquele espaço, tanto no exterior como no interior do imóvel.

Ontem foi dia de inaugurar a intervenção realizada no exterior da igreja, numa cerimónia que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Chaves, da diretora regional de cultura do Norte, Laura Castro, e do presidente da Fundação Iberdrola de Espanha, Fernando García Sánchez. 

A obra em causa contemplou trabalho de substituição integral da cobertura, incluindo o reforço estrutural da mesma, a substituição de rufos e caleiras, a limpeza e tratamento das alvenarias exteriores, bem como de elementos decorativos, o restauro de portas, vitrais e gradeamentos de proteção.

No mesmo dia foi apresentada a segunda fase da intervenção, que prevê um conjunto de ações de conservação e restauro do património integrado no imóvel.

Com um investimento total de 173 mil euros, as obras na igreja de Nossa Senhora da Azinheira resultam de protocolos celebrados entre a Fundação Iberdrola, a Iberdrola Generación (Projeto Tâmega), a Direção Regional de Cultura do Norte e o município de Chaves.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.