Quinta-feira, 11 de Agosto de 2022

Obras nas vias da cidade concluídas até final do ano

São vários quilómetros de via urbana que serão alvo de beneficiação através de uma intervenção iniciada há pouco tempo pela edilidade. Depois da rua de Santa Sofia, Avenida Rainha Santa Isabel, Avenida Cidade de Ourense e rua Dr. Domingos Campos, novas artérias se perfilam no horizonte para serem intervencionadas. A avenida da Europa será a próxima e todo o plano de intervenção deverá estar concluído até final do ano.

-PUB-

São obras comparticipadas por fundos comunitários que deverão estar concluídas até final do ano. Porém não se esgota este pacote de intervenções nas principais ruas de Vila Real. Depois acabada esta fase, serão iniciadas as obras na avenida da Europa. Os trabalhos vão começar na rotunda das boxes até ao nó de Abambres.

Será uma intervenção profunda que vai obrigar alguns condicionamentos, mas cujos efeitos a edilidade está a tentar atenuar para que o impacto da obra seja residual para as pessoas, embora possam naturalmente interferir com o quotidiano das pessoas.

Ao que apuramos, a edilidade deverá aproveitar a requalificação da avenida da Europa para introduzir novos elementos, nomeadamente uma rotunda na zona das piscinas municipais para regular melhor o trânsito e ao mesmo tempo promover a redução de velocidade. A criação de zonas de atravessamento para peões e para paragem de autocarros são outras das obras a realizar.

O tratamento do cruzamento de Vilavalva será um outro ponto a resolver, bem como o acesso à Rua Dr. Manuel Cardona e à Escola Diogo Cão. “Temos ali um caos de trânsito em horas de ponta. Existe um público muito jovem com o qual devemos ter um especial cuidado, além de existirem sete equipamentos públicos. Nós temos a rua desqualificada e não pode continuar assim. Vamos com estas obras permitir que os transportes urbanos possam ir à Escola Diogo Cão. Não se pode aceitar que as crianças sejam obrigadas a caminhar para a zona das boxes para aí apanharem o autocarro”, adiantou o presidente da Câmara Municipal de Vila Real, Rui Santos.

A zona do Calvário também será beneficiada com estas obras. Sendo certa a requalificação do campo do Calvário, será feita uma intervenção no piso na rua de Santo António (zona do Pioledo). Respondendo a algumas vozes que acham desnecessárias as obras, o autarca lembrou que “a opção é deste executivo é fácil de explicar. A obra é da nossa responsabilidade e fazem parte do projeto de mobilidade para o nosso território e tem ajudas de fundos comunitários”.

De referir que, ao todo, as obras devem rondar 1,6 milhões de euros, sendo só um milhão para trabalhos de pavimentação.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

COMENTAR FACEBOOK

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.