“Até à véspera das corridas teremos de fazer pequenos acertos, mas o grosso das obras estará pronto até ao final de junho”, afirma o edil, adiantando que os inspetores internacionais do automobilismo têm diferentes perspetivas, “uns querem chicanes, outros não querem”, alguns sugerem “percursos diferenciados”, mas no geral corre tudo bem, “não há nada de extraordinário”.
Sendo um circuito citadino, o autarca faz a comparação com as obras do ano passado, em que não houve as exigências impostas pela FIA e tudo ficou pronto muito perto do início das corridas. Como exemplo referiu que diariamente são colocadas 153 baias para dar acesso aos moradores.
Recorde-se que na semana passada decorreu uma reunião com os moradores em que apenas dois comerciantes se mostraram apreensivos com a evolução dos trabalhos e com os percursos alternativos para os moradores, no entanto Rui Santos está convencido que as suas dúvidas serão ultrapassadas depois da prova realizada e que tudo estará preparado para ser um grande fim de semana de desporto automóvel ao mais alto nível no circuito urbano da capital de distrito.
Entretanto, já está em fase de conclusão a colocação das quatro pontes necessárias à volta do circuito para a travessia das pessoas. A rotunda da MCoutinho também está intervencionada, de forma a cumprir os requisitos impostos pela FIA.
O autarca vila-realense garantiu que no início das provas estará tudo operacional e com segurança máxima para o sucesso deste evento de grande envergadura em Trás-os-Montes.
Além do WTCC, o programa inclui as corridas do “Racing Weekend” com o Nacional de Velocidade, Nacional de Clássicos, Legends Cup, Troféu Abarth e Challenge Desafio Único.
A realização do WTCC em Vila Real está garantida até 2017. A organização envolve ainda o Clube Automóvel de Vila Real e a Associação Promotora do Circuito Internacional de Vila Real.