Quarta-feira, 6 de Julho de 2022

Oleiros ainda não veem resultados práticos

Foi precisamente no dia 29 de novembro do ano passado que o processo de fabrico do barro negro de Bisalhães foi declarado Património Imaterial da Humanidade. Com a necessidade urgente de salvaguarda por parte da UNESCO, até ao momento, os oleiros, que ainda resistem, dizem que “nada mudou”. “Não há jovens a quererem seguir esta arte, porque também não existem cursos que os possam formar”, revelou Manuel Martins, oleiro de 85 anos.

Um dos objetivos da autarquia era à data “motivar a implementação de um amplo plano de salvaguarda que o município de Vila Real idealizou, que vai desde a formação de oleiros, passando pela certificação do processo e até ao incentivo do surgimento de novas utilizações e designs para este material único”.

Já só restam sete oleiros, a maioria com idades avançadas, e temem que a “arte possa morrer”. “Não mudou nada, está cada vez pior, e a nossa situação está muito complicada, nem sabemos onde ir buscar o barro, íamos a chaves mas a fábrica está fechada”, disse Manuel Martins, lamentando o “fim da olaria de Bisalhães”, porque, diz, “não há ninguém para aprender”. “Eu tenho

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.