Onze partidos figuram nas listas de candidatos pelo círculo eleitoral de Vila Real às eleições legislativas do próximo dia 27 de Setembro.
Segundo a ordem sorteada pelo Tribunal de Vila Real, no dia 19, o primeiro partido a aparecer no boletim de voto será a Frente Ecologia e Humanismo, lista liderada por Mónica Madureira, seguida pelo Movimento Mérito e Sociedade que, em Vila Real, tem como líder Galvão Meirinhos.
Em terceiro lugar surge o PSD, seguido pelo PS, CDS e Movimento Esperança Portugal, que contam, no topo da lista, com Montalvão Machado, Pedro Silva Pereira, Ernestina Ferreira e José da Costa Meireles, respectivamente.
A CDU, que tem como rosto das legislativas no distrito Manuel Cunha, será a força política a aparecer em sétimo lugar no boletim, seguido do Partido Popular Monárquico (Manuel Maria Sampayo), do PCTP/MRPP (João Rodrigues), do Movimento Portugal Pró Vida (Hélder Alves de Sousa) e, finalmente, do Bloco de Esquerda, que conta com Alda Macedo como cabeça de lista.
Ao longo da última semana, os partidos foram entregando as suas listas, sendo de realçar, pela polémica causada na opção do partido, a presença de Montalvão Machado que, no Tribunal de Vila Real, revelou que aceitou com “muita honra” a escolha da Comissão Política Nacional do PSD.
“Tenho uma ligação muito forte ao distrito”, garantiu o candidato a deputado, frisando ainda que essa relação “é para manter e para estreitar”.
Poucos dias depois foi a vez de Pedro Silva Pereira se deslocar a Vila Real para oficializar o processo de candidatura, altura em que lamentou a retirada de Pedro Passos Coelho da lista laranja. Com Passos Coelho “a campanha e o debate político seriam mais estimulantes”, garantiu o cabeça de lista do PS.
Por sua vez, a candidata do CDS-PP, Ernestina Ferreira, deixou uma chamada de atenção para a distância dos candidatos dos dois principais partidos ao distrito. “Os cabeças de lista têm que ser pessoas sensíveis aos problemas do distrito, têm que ser pessoas que estejam diariamente em contacto com os problemas das populações”.
“Os cabeça de lista de todas as forças políticas que foram eleitos em 2005, em nada correspondeu às expectativas criadas”, acusou mesmo Manuel Cunha, defendendo que o “distrito de Vila Real não precisa de nomes que depois não vão assumir as suas funções na Assembleia da República, que sejam catapultados para outras funções. O distrito precisa de eleger deputados que cumpram com o que se propuseram e para que foram eleitos, que é defender os interesses do país e da região”.
Alda Macedo defendeu que “Vila Real deve assistir a uma mudança de maré”. “Ao fim de 18 anos de Governos do PS e do PSD, aquilo que tem vindo a acontecer é o agravamento do empobrecimento e do isolamento, do desvalor a que toda a região tem vindo a ser votada. Portanto mudar essa maré é a grande prioridade”, explicou a candidata, a primeira a entregar a lista.
Listas de candidatos ao Círculo Eleitoral de Vila Real
Frente Ecologia e Humanismo
Mónica Madureira
Fabiana Lage
Francisco Brás
Maria Reis
Maria de Fátima Matos
Movimento Mérito e Sociedade
Galvão Meirinhos
Jorge Botelho Silva
Rosa Maria Rebelo
Sónia Monteiro Gomes
António Magalhães Cardoso
PSD
António Montalvão Machado
António Cabeleira
Isabel Sequeira
Luís Pedro Pimentel
Nataniel Aráujo
PS
Pedro Silva Pereira
José João Bianchi
Paula Cristina Barros
José Mimoso Cardoso
Fernando Morgado
CDS-PP
Ernestina Ferreira
Luís Gonzaga Costa
Patrique Alves
Joana Rapazote
Agostinho Nogueira
Movimento Esperança Portugal
José da Costa Meneses
Rui Manuel Martins
Maria do Rosário Martins
Luís Miguel Pinto
Cristina Filomena Van Zeller
CDU
Manuel Cunha
Ana Paula Simões
António Serafim
Adérito Vaz Pinto
Júlia Violante Correia
Partido Popular Monárquico
Manuel Maria Sampayo
PCTP/MRPP
João Rodrigues
Miguel Martins de Carvalho
Cátia Gonçalves
Guilhermino Pereira
Fernando Costa
Portugal Pró Vida
Hélder Alves de Sousa
Silvana dos Santos
José Luís Vilela
Elisabete Rocha Ferreira
Natalino Pontes
Bloco de Esquerda
Alda Macedo
Ariana Sousa
Rui Cortes
Ana Sofia Gomes
Maria Regina Severo