Sexta-feira, 24 de Janeiro de 2025
No menu items!

Orçamento Participativo com 10 novas ideias a votação

“São 10 boas ideias. Cabe aos eleitores da nossa freguesia a decisão sobre quais os que devem ser apoiados”. Francisco Rocha, presidente da Junta de Freguesia de Vila Real, refere-se ao apoio de oito mil euros que o Orçamento Participativo da Freguesia de Vila Real atribui aos dois projetos mais votados pelos eleitores.

-PUB-

O Orçamento Participativo é uma iniciativa que a Freguesia de Vila Real promove anualmente desde 2015. Os cidadãos apresentam projetos para implementação na comunidade, que são votados pelos eleitores e, caso vençam, recebem o apoio de oito mil euros para execução ao longo do ano seguinte. O objetivo é incentivar à participação dos cidadãos e das coletividades na definição e execução de iniciativas que contribuam para o bem-comum.

Segundo Francisco Rocha, “os projetos são apresentados, escolhidos e implementados pelos cidadãos. Os órgãos políticos da Freguesia têm apenas como função validar, financiar e acompanhar os projetos. É uma forma de incentivar à participação das pessoas no desenvolvimento e preservação da coisa pública”.

Na edição deste ano, há uma novidade. Ao contrário das edições anteriores, não é possível escolher votar em apenas um ou em dois projetos. É obrigatório votar em dois. Francisco Rocha justifica a alteração, dizendo que “se há dois projetos vencedores, faz mais sentido que as pessoas tenham de votar em dois projetos e não apenas naquele de que fazem parte ou que já conhecem. É uma forma de levar os cidadãos a analisarem todas as ideias com mais atenção”.

Os projetos concorrentes pretendem intervir em áreas como saúde, cultura, ambiente, desporto, urbanismo e solidariedade social e podem ser conhecidos e votados pelos eleitores da Freguesia de Vila Real em www.freguesiadevilareal.pt ou presencialmente na sede da Junta de Freguesia, até 30 de novembro.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEO

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS