Terça-feira, 10 de Dezembro de 2024
No menu items!

Os campeonatos Nacionais

O Circuito Internacional de Vila Real é um dos melhores palcos do mundo e é inevitavelmente o palco mais desejado dos campeonatos nacionais de velocidade. Os pilotos e as equipas portuguesas esperam ansiosamente pelas corridas de Vila Real para mostrar-se ao mundo naquele que é o fim de semana mais concorrido do ano.Este ano teremos 5 competições nacionais que animarão os fãs e vão trazer mais cor à pista.

-PUB-

Open de portugal de Velocidade  

O Open de Velocidade é a nova proposta da FPAK em conjunto com a ANPAC. Depois do TCR Portugal ter esmorecido em 2018, chegou-se à conclusão que era necessário mais variedade em pista e permitir que muitos dos carros de competição que estavam parados em Portugal pudessem ter uma competição que os pudesse receber. O Open foi a solução encontrada, uma competição em que é permitido um leque alargado de máquinas, a um custo acessível para equipas e pilotos, permitindo ter grelhas mais preenchidas e com mais variedade. O calendário da competição tem quatro datas. A primeira decorreu no Estoril, a segunda em Braga e Vila Real recebe a terceira ronda, antes da deslocação a Portimão para fechar a época.

O Open de Velocidade foi pensado para não ter classificação à geral, mas somente vencedor por categoria. O fim de semana é composto por três corridas, a primeira apenas de qualificação, o mesmo sucedendo com a corrida dois, sendo que a principal é a última com 40 minutos.

TCR Ibérico

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Apesar do fim do Campeonato de Portugal de Turismos, os TCR continuam a ter uma competição onde se podem mostrar. O TCR Ibérico foi feito para reunir os pilotos portugueses e espanhóis num campeonato com quatro datas, duas em Portugal, duas em Espanha. Surgiram algumas dificuldades do lado espanhol e este ano teremos três rondas em Portugal, mas o promotor da competição quer mostrar o potencial que o TCR Ibérico tem. Competirão em Vila Real incluídos no Open de Velocidade (competição que também pode receber TCR), naquele que é o primeiro passo do que se espera venha a ser uma competição de referência. O formato do fim de semana será composto por duas sessões de treinos cronometrados e duas corridas de 20 minutos.

 

Campeonato de Portugal de velocidade Clássicos e Clássicos 1300

O Campeonato de Portugal de Velocidade Clássicos e Clássicos 1300 é sempre um dos pontos mais altos do fim de semana. A presença de carros de competição que remonta aos anos 60/70 faz-nos reviver um pouco da história deste fantástico traçado. O campeonato de clássicos está estabilizado de alguns anos a esta parte e tem tido constantemente as grelhas mais preenchidas, proporcionando grandes lutas em pista, sempre com o respeito e a elevação necessários. Este ano não se esperam grandes surpresas ao nível dos inscritos, o que é bom, pois dá-nos a garantia que voltaremos a ver excelentes máquinas e excelentes pilotos a percorrer a pista onde todos querem correr.

Esta é a terceira jornada do campeonato, que já passou por Estoril e Braga, e que ainda voltará a visitar Braga, antes da derradeira prova em Portimão. A competição tem sido renhida em cinco das seis classes que compõem este campeonato, assim como nas três classes dos clássicos 1300. Vila Real sem os Clássicos não seria a mesma coisa. O formato usado mantém-se em relação ao passado (uma sessão de treinos cronometrados e duas corridas de 25 minutos).

 

Campeonato de Portugal de velocidade Legends

Outra das competições que tem estado constantemente presente em Vila Real, ao longo dos anos, é o Campeonato de Portugal de Velocidade Legends. Esta prova que pretende dar espaço a máquinas que ainda não podem ser consideradas clássicos, mas que já têm muitos anos de competição, vêm dar mais cor às corridas da “Bila”. Carinhosamente apelidada de “Taça de Vila Real”, os Legends contam com um número significativo de pilotos da capital transmontana, uma tendência que aumentou drasticamente quando a competição automóvel regressou a Vila Real. Teremos sete classes em pista nesta que é, também, a terceira jornada deste campeonato, que irá ser um dos mais acarinhados pelo público, dado número de homens da terra a competir nesse fim de semana. O formato usado mantém-se em relação ao passado (uma sessão de treinos cronometrados e duas corridas de 25 minutos).

 

Kia Picanto GT Cup

Os pequenos Kia Picanto regressam a Vila Real depois da estreia em 2018. A competição monomarca tem ganho cada vez mais relevância com mais participantes inscritos este ano.

A segunda temporada do Kia Picanto GT Cup conta com passagens por Estoril, Braga, Vila Real, Jerez e Portimão. O fim de semana será composto de 2 sessões de qualificação de 10 minutos mais 2 corridas de 20 minutos).

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS