A um mês do final do período de votação para a escolha das Sete Maravilhas Naturais de Portugal, a candidatura do Vale do Douro está a dar mais um passo na divulgação do apelo ao voto, com a instalação, em toda região e mesmo noutros distritos de Norte a Sul do País, de mais de 150 outdoors e mupis, sendo que os reservados para a capital de distrito vila-realense deverão surgir ainda esta semana.
Segundo António José Teixeira, presidente da Associação dos Empresários Turísticos do Douro e Trás-os-Montes (AETUR), dinamizadora da candidatura, “está a ser feito um trabalho exaustivo de sensibilização” de várias entidades, entre as quais os 26 municípios tocados pelo Douro, aos quais está a ser pedido espaços para a colocação dos referidos equipamentos de informação.
Depois de Freixo de Espada à Cinta, que viu ser instalado o primeiro outdoor da candidatura, no dia 23 de Julho, aquando da transmissão em directo do programa da RTP 1 “Verão Total”, dedicado inteiramente à candidatura do Vale do Douro, Vila Real, Sabrosa, Alijó, Lamego e Peso da Régua serão os próximos concelhos a receberem os placards e os cartazes. “Vamos ter 50 outdoors no Porto, alguns em Lisboa e até um Tavira”, explicou o mesmo responsável.
No âmbito da campanha, a AETUR vai ainda distribuir pelos postos de turismo, restaurantes, hotéis, barcos turísticos que percorrem o Douro e nas caves de Vinho do Porto, entre muitos outros locais, cerca de 100 mil marcadores de livros que apelam ao voto, divulgando os meios possíveis de votação para a eleição das sete maravilhas.
António José Teixeira mostra-se também satisfeito com o vasto número de parcerias conseguidas no âmbito da divulgação da candidatura, sendo de realçar o apoio de seis Governos Civis (Vila Real, Bragança, Porto, Guarda, Aveiro e Viseu), da Associação Ibérica de Municípios Ribeirinhos do Douro e da Comunidade Intermunicipal do Douro, entre outros, o que comprova a união da região em torno não só do objectivo final de ver o rio entre as “Sete Maravilhas de Portugal”, mas também na divulgação massiva da região. “Estamos a tentar passar uma outra imagem do Douro. O objectivo vai muito além da candidatura, estamos a promover a região”, explicou.
Outra aposta forte da AETUR é a divulgação através das várias redes sociais na internet, sendo de realçar que no Facebook a candidatura do Vale do Douro já conta com perto de 300 de aderentes.
O próximo passo será a divulgação, a partir do dia 15 de Agosto, de spots promocionais do Douro e o apelo ao voto nas rádios locais e nacionais, e na televisão.
Apesar dos números não serem divulgados pela organização do concurso, António José Teixeira adianta que, só no dia da transmissão do programa “Verão Total”, a partir de Freixo de Espada à Cinta, registaram-se cerca de nove mil votos no Vale do Douro, sendo de destacar que, actualmente “o Douro está já entre as sete maravilhas mais votadas”.
“Acreditamos que grosso da votação acontecerá a partir do dia 15”, explicou o dirigente associativo, revelando que o “mais forte adversário”, do Vale do Douro, é a Lagoa das Sete Cidades, nos Açores. “Temos que lutar com todas as armas”, defendeu António Teixeira, lembrando que entre as cinco candidaturas açorianas que se mantém na corrida, a da Lagoa das Sete Cidades é a grande aposta do Governo Regional.
Vão ser investidos na campanha um total de 400 mil euros, sendo no entanto de sublinhar que esse valor, que mereceu uma comparticipação de 70 por cento de fundos comunitários, incluiu, num projecto mais global e numa fase inicial, a candidatura do Douro na votação das Sete Maravilhas da Natureza do Mundo, na qual a vertente selvagem da região ficou entre os 77 melhores classificados.
Já reconhecido assim como uma das maravilhas da natureza do mundo, e como um dos destinos turísticos recomendados pela National Geographic, a receber mais essa chancela, o Douro vai “continuar o seu processo de afirmação, de construção básica de um destino de excelência sustentado”.
Até ao dia sete, os portugueses podem votar nas suas paisagens de eleição através da Internet (www.7maravilhas.sapo.pt), por telefone (cada votante efectua o seu voto utilizando uma chamada para o número 760 302 718, no caso do Vale do Douro) ou por SMS (a enviar para o número 68933 com o código 718).
Na eleição das maravilhas naturais, estão agora 21 paisagens de Portugal, dessas será escolhida apenas uma em cada uma das sete categorias a concurso. Inserido nas “Zonas Aquáticas Não Marítimas”, o Douro concorre directamente apenas com a Lagoa das Sete Cidades, nos Açores, e as Portas de Ródão, localizadas em Vila Velha de Ródão, distrito de Castelo Branco.
As “7 Maravilhas Naturais de Portugal” são conhecidas no próximo dia 11 de Setembro, numa cerimónia a ter lugar nas Portas do Mar, na Ilha de S. Miguel, Açores.