Pai e filho, residentes em Lordelo do Ouro (Porto), foram os protagonistas destes desacatos. Os dois acabaram por ser detidos pela GNR de Peso da Régua, na sexta-feira, na estação ferroviária da cidade duriense. Os tumultos começaram no interior do comboio da Linha do Douro que aguardava a partida para o Porto. Houve agressões ao revisor, ao empregado do bar, injúrias e tentativa de agressão aos próprios militares da GNR. Os indivíduos, de 58 e 31 anos, tinham vindo de uma viagem fluvial turística, desde o Porto até à Régua.
Tudo aconteceu quando os detidos entraram no comboio e foram avisados pelo revisor que não podiam estar a fumar em zona interdita ao fumo. Acabaram por não acatar a ordem do revisor, e entraram logo numa discussão acesa, chegando mesmo a agredir o funcionário da CP. Não satisfeitos, envolveram-se ainda em confrontos com outros passageiros.
A GNR foi chamada ao local para repor a ordem, mas os dois homens recusaram identificar-se e sair do comboio, acabando ainda por injuriar e tentar agredir os militares.
Foram conduzidos ao Posto da GNR da Régua onde foram notificados para comparecerem, na segunda-feira, no Tribunal de Peso da Régua.
De referir que, uma mulher em cadeira de rodas, familiar que acompanhava os detidos na viagem, teve de ser conduzida para o Posto, pois não tinha ninguém para tomar conta dela. Com esta confusão, o comboio acabou por partir para o Porto com um atraso de 30 minutos.




