“Correu tudo bem, a mãe foi corajosa”, contou José Pinto, que já vai no segundo parto nestas mesmas circunstâncias. Quanto à mãe, Liliana Livração, de 21 anos, apenas esboçou um sorriso de felicidade quando o parto acabou, confidenciou-nos.
“Recebemos a chamada por volta das 7h00 e imediatamente nos deslocámos para a habitação da parturiente em Loivos (Chaves). Quando chegámos, vimos que a senhora já estava num processo muito avançado do parto”, lembrou José Pinto.
Juntamente com o colega Mário Tuta, os bombeiros perceberam de imediato que não tinham tempo para chegar ao hospital de Vila Real. Foi a altura em que chamaram a VMER de Chaves que veio ao encontro da ambulância e a sua equipa médica acabou por assistir a mãe no parto.
Simão Pedro, médico da VMER, garantiu que a mãe e filho estavam bem e ambos foram transportados para o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Vila Real, de onde já tiveram alta. “Quando tudo corre bem, ficamos muitos felizes e é também bom saber que contribuímos para um momento único da vida”, acrescentou.
O trânsito na A24 esteve condicionado para a realização do parto na ambulância.