Manuel Martins, presidente da Câmara Municipal de Vila Real, explicou que o objectivo do projecto é, “através das novas tecnologias, garantir o máximo conforto” aos utentes da rede de transportes urbanos.
Para já, apenas uma paragem, mais exactamente a da Alameda de Grasse, disponibiliza o painel de informação que, em breve, deverá chegar a, pelo menos, mais dois pontos da cidade. Esta é uma rede que, no futuro, poderá ser alargada, dependendo para tal de uma candidatura a fundos europeus, que ainda não foi aprovada.
João Lino, administrador da Corgobus, empresa responsável pela gestão dos ‘azulinhos’ vila-realenses, explicou que, numa primeira fase, os painéis de informação vão permitir aos passageiros que esperam na paragem saber exactamente quanto tempo falta chegar o próximo autocarro e se há atrasos. “Nesta fase de adaptação do sistema, escolhemos a zona da Alameda de Grasse porque é a mais sensível ao nível dos atrasos devido ao tráfego automóvel excessivo em algumas artérias”, explicou o mesmo responsável, revelando que, muito em breve, será instalado mais um painel de informação na Avenida Carvalho Araújo.
Para já, além da informação que dá ao público, o sistema permite também à Corgobus uma gestão ainda mais eficaz das suas linhas através da informação em tempo real sobre o local onde se encontram os autocarros, a velocidade a que andam, quando param e quando arrancam.
O “Sistema de Apoio à Exploração e Informação ao Cliente em Tempo Real” promete outras valências que poderão vir a ser disponibilizadas no futuro, como por exemplo a leitura dos cartões de dez bilhetes para a indicação de quantas viagens o utente ainda tem disponíveis.
Outra das várias potencialidades do sistema é o apoio às pessoas com deficiência visual, a quem poderá ser atribuído um comando que permitirá activar um sistema de voz que indicará os horários, as linhas disponíveis em determinadas paragens, o tempo que demorará a chegar o autocarro seguinte e mesmo os seus destinos.
Manuel Martins deixou ainda uma outra certeza ao Nosso Jornal, a de que a rede de transportes vai crescer num futuro breve.