Sexta-feira, 13 de Dezembro de 2024
No menu items!

Passos Coelho fora da corrida legislativa

A lista proposta por Manuela Ferreira Leite e aprovada, na madrugada de ontem, no Conselho Nacional do PSD, retirou Pedro Passos Coelho da liderança da lista dos candidatos por Vila Real, mas manteve os restantes nomes. Montalvão Machado será agora o rosto do distrito.

-PUB-

Depois de rejeitar a lista desenhada pela Comissão Distrital de Vila Real, que apresentava em primeiro lugar Pedro Passos Coelho, Manuela Ferreira Leite levou, na noite do dia quatro, a Conselho Nacional do Partido Social Democrata (PSD) uma nova lista encabeça por Montalvão Machado, uma opção que, à semelhança das restantes listas nacionais propostas pela líder, acabou por ser aprovada com 59 votos favoráveis e 37 contra.

A lista proposta por Manuela Ferreira Leite, apenas difere da proposta da distrital no que diz respeito ao cabeça de lista, ou seja, para além de António Montalvão Machado, a lista vila–realense contempla ainda António Cabeleira, Isabel Sequeira, Pedro Pimentel, Nataniel Araújo, Guilhermina Castro, Alfredo Soeiro, Paulo Pimenta, Maria Júlia Branco e Luís Bastos.

“Enquanto algumas listas foram alteradas radicalmente, em Vila Real apenas se verificou a mudança do cabeça de lista”, sublinhou fonte da distrital do partido ao Nosso Jornal.

Até a hora de fecho desta edição do Nosso Jornal, não foi possível entrar em contacto com Domingos Dias, presidente da Distrital de Vila Real do PSD, ou tão pouco com Pedro Passos Coelho. No entanto, à saída do Conselho Nacional, e em declarações a outros órgãos de Comunicação Social, o ex-líder da juventude social-democrata e actual presidente da mesa da Assembleia Municipal de Vila Real acusou a direcção do partido de ter actuado de uma “forma sectária” na elaboração das listas às legislativas.

Foram escolhidos os “apoiantes e seguidores” da líder do partido, sublinhou Passos Coelho, criticando assim os critérios seguidos pela comissão política.

“Eu sempre entendi que ser presidente do partido não é ser dono do partido e temo que essa perspectiva possa ter passado”, referiu à Agência Lusa o mesmo responsável político, ex-candidato à liderança do PSD, exactamente contra Ferreira Leite.

Pedro Passos Coelho não foi o único a ser rejeitado, sendo que apenas sete dos 22 cabeças de lista sociais-democratas mantiveram o lugar nas listas sufragadas ontem pelo PSD, uma votação realizada por voto secreto e em bloco, ou seja, os conselheiros votaram a totalidade das listas de candidatos e não por distrito, e que resultou em 59 votos a favor, 37 contra e cinco abstenções.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS