No dia 20 a Câmara Municipal vai assinalar o 86º Aniversário da Elevação de Vila Real à condição de Cidade, uma cerimónia que este ano ficará marcada pela atribuição da Medalha de Ouro e do título de Cidadão Honorário a Pedro Passos Coelho, o primeiro-ministro de Portugal.
A Câmara de Vila Real aprovou, no início deste mês, por unanimidade, a proposta do autarca Manuel Martins sobre a atribuição de distinções honoríficas a alguns cidadãos, empresas, instituições e funcionários municipais “que de alguma forma são credores desse gesto de reconhecimento por parte da autarquia”, entre os quais se destaca então o primeiro-ministro que, apesar de não ter nascido no concelho transmontano, aqui passou parte da sua infância e juventude, tendo desempenhado ainda a função de presidente da Mesa da Assembleia Municipal, cargo que abandonou recentemente na sequência da sua tomada de posse enquanto chefe do Governo social-democrata.
Entre os nomes que receberão o reconhecimento da autarquia este ano estão o de Humberto Cardoso de Carvalho e de Carlos Augusto Coelho Pires, que receberão a Medalha de Mérito Municipal de grau Ouro.
Marília Teresa Ferreira, Álvaro Ribeiro, o Grupo de Catares ALEU e a empresa Sociedade Portuguesa Cavan, vão ser agraciados com a mesma medalha, mas desta feita no grau Prata.
Serão ainda entregues duas medalhas de bons serviços municipais, grau Ouro, a Domingos Ribeiro e a José Hermano Machado.
O programa das comemorações do aniversário da cidade começa pelas 11h00, altura em que o primeiro-ministro será recebido nos Paços do Concelho, “onde o aguardarão algumas entidades locais para os cumprimentos protocolares, e rubricará o Livro de Honra da Cidade”.
De seguida, Pedro Passos Coelho fará uma visita às obras do Complexo do Seixo, mais exactamente do Pavilhão Desportivo Municipal, do Terminal de Transportes e do Parque de Estacionamento Subterrâneo.
Pelas 15h00 terá lugar, no grande auditório do Teatro de Vila Real, a sessão solene comemorativa, que incluirá, não só a entrega das medalhas “aos seus cidadãos, cujo desempenho e percurso pessoal e profissional engrandece o nome de Vila Real”, mas também o habitual discurso do presidente da Câmara Municipal à população.