Terça-feira, 18 de Janeiro de 2022

Pastel de amêndoa é candidato às 7 Maravilhas

Sem se conhecer bem a sua origem, o Pastel de Amêndoa de Vimioso há muito que povoa a memória gastronómica de todos os que o conhecem.

-PUB-

E porque a receita, ao longo dos séculos, passou de boca em boca, não se perdeu, mas são poucos os que ainda hoje o confecionam, sendo um produto gourmet de algumas empresárias de Vimioso, a autarquia decidiu candidatar este exemplo de referência da doçaria regional do concelho às 7 Maravilhas Doces de Portugal, sendo uma das 41 candidaturas do distrito de Bragança a concurso.

De recordar que foram 907 as candidaturas apresentadas, sendo a categoria de “Doces de Território” a que conta com mais inscrições, num total de 246 candidaturas, seguida de “Doces de Inovação”, com 175 candidatos, duas das sete categorias a concurso.

As 907 candidaturas vão ser agora avaliadas e validadas pelo Conselho Científico e, após validadas, um painel de especialistas irá votar para escolher 21 doces de cada distrito ou região autónoma. Depois de nova avaliação e escrutínio, será concretizada uma lista final de 140 doces, revelada a 8 de maio para votação do público. 

Os 28 pré-finalistas são divididos por sorteio pelas duas semifinais, nos dias 24 e 31 de agosto, onde serão apurados sete doces em cada e que irão estar presentes a concurso na final da edição que acontece dia 7 de setembro.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.