E porque a receita, ao longo dos séculos, passou de boca em boca, não se perdeu, mas são poucos os que ainda hoje o confecionam, sendo um produto gourmet de algumas empresárias de Vimioso, a autarquia decidiu candidatar este exemplo de referência da doçaria regional do concelho às 7 Maravilhas Doces de Portugal, sendo uma das 41 candidaturas do distrito de Bragança a concurso.
De recordar que foram 907 as candidaturas apresentadas, sendo a categoria de “Doces de Território” a que conta com mais inscrições, num total de 246 candidaturas, seguida de “Doces de Inovação”, com 175 candidatos, duas das sete categorias a concurso.
As 907 candidaturas vão ser agora avaliadas e validadas pelo Conselho Científico e, após validadas, um painel de especialistas irá votar para escolher 21 doces de cada distrito ou região autónoma. Depois de nova avaliação e escrutínio, será concretizada uma lista final de 140 doces, revelada a 8 de maio para votação do público.
Os 28 pré-finalistas são divididos por sorteio pelas duas semifinais, nos dias 24 e 31 de agosto, onde serão apurados sete doces em cada e que irão estar presentes a concurso na final da edição que acontece dia 7 de setembro.