Este centro de acolhimento dispõe de 55 camas e inclui ainda quartos independentes (14 camas) para descanso dos profissionais responsáveis por prestar cuidados a estes utentes.
A criação deste local de concentração tem como objetivo evitar a deslocação de munícipes, em situação de vulnerabilidade, para instalações situadas fora do concelho, em caso de necessidade de separação de casos confirmados de covid-19.
O executivo municipal espera que a evolução da pandemia no território não implique a necessidade da utilização deste espaço, contudo, o mesmo poderá assumir outras valências, de acordo com as necessidades que forem surgindo.
O Centro de Acolhimento foi preparado em parceria com o Pena Aventura Park, dada a sua capacidade de assegurar, no imediato, a logística necessária para organizar este tipo de resposta: disponibilidade de um elevado número de camas, existência de local de preparação de refeições, instalações sanitárias com balneários e condições adequadas de aquecimento.
A terminar, importa referir que o município de Ribeira de Pena está a transformar a ala de internamento do Centro de Saúde de Ribeira de Pena no local de isolamento e apoio a doentes covid-19 que não reúnam condições para fazer o tratamento adequado nas suas próprias casas e não necessitem de cuidados hospitalares.