Quarta-feira, 6 de Julho de 2022

Pela primeira vez em Portugal, vila acolhe Concurso Europeu de Azeites

Produtor, por excelência, dos melhores azeites do Mundo, Murça vai acolher, a 24 de Março, o “Concurso Europeu de Azeites – Denominação de Origem Protegida, D.O.P”. Este importante evento vai decorrer nas instalações do Auditório Municipal e nele estarão representados, em termos de azeite, o que de melhor foi produzido, na última safra, em Portugal, […]

Produtor, por excelência, dos melhores azeites do Mundo, Murça vai acolher, a 24 de Março, o “Concurso Europeu de Azeites – Denominação de Origem Protegida, D.O.P”. Este importante evento vai decorrer nas instalações do Auditório Municipal e nele estarão representados, em termos de azeite, o que de melhor foi produzido, na última safra, em Portugal, Espanha, Itália, França e Grécia.

Este acontecimento, organizado pela Associação Comercial e Industrial de Mirandela, ACIM, no âmbito da Rota do Azeite, além da sua importância na promoção dos azeites de Murça, será um bom veículo da divulgação de outras valências do concelho.

Daí que o Presidente da Câmara Municipal de Murça, João Teixeira, disponibilize, desde a primeira hora, o apoio da autarquia, para o evento.

“É uma iniciativa que nos honra. Sabendo-se que o nosso concelho produz azeites de extrema qualidade, a nível europeu, este concurso é bem-vindo e ainda bem que Murça foi a terra escolhida”. Segundo o edil, “o apoio do Município é traduzido no apoio logístico, de acolhimento, e na atribuição de prémios de carácter regional”. Em paralelo, segundo João Teixeira, a Câmara vai promover, também, a realização de provas de azeite, nos restaurantes da vila.

Quem também vê com bons olhos este Concurso é Alfredo Meireles, Presidente da Cooperativa de Olivicultores de Murça, cuja agremiação também vai concorrer.

“Vamos apoiar, de uma forma indirecta, este evento, concorrendo com os nossos azeites, oriundos da colheita deste ano”. Quanto à obtenção de medalhas, “estamos optimistas, em conseguir distinções. Temos qualidade, embora saibamos que vamos estar na presença de países que produzem, igualmente, azeites de grande qualidade”.

A equipa de provadores será constituída por um espanhol e por três portugueses.

Este evento é promovido pela ACIM /Rota do Azeite, parceira da CMM no projecto Terra Olea, desenvolvida em parceria com Espanha (Baena) e França (Nimes). O Terra Olea é um projecto aprovado pela União Europeia, no âmbito do Programa Comunitário Interreg III B.

 

Jmcardoso

 

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.