A Peripécia Teatro, companhia sediada em Vila Real, entra em novembro com uma programação que inclui “a apresentação de uma nova criação e a circulação de espetáculos a nível nacional”.
A companhia vai apresentar o espetáculo “Ibérica” em Faro e Viana do Castelo, “Loba” na Benedita e Esposende e estreia “dESconectados” na Sala Peripécia, em Benagouro.
Esta estreia vai ocorrer nos dias 4 e 5 de novembro, às 21h00, na Sala Peripécia – Centro Cultural e Recreativo de Benagouro, em Vila Real. A apresentação partiu da “ideia de estrutura e origem e interroga o que nos sustenta quando tudo o resto cede”. A companhia aposta, assim, em “processos de criação colaborativos e em um diálogo com a literatura contemporânea”.
A circulação prossegue e no dia 8 de novembro, o espetáculo “Ibéria” vai estar no Teatro Lethes, em Faro, integrado no MOMI – Festival Internacional de Teatro Físico. O espetáculo propõe “uma leitura crítica e bem-humorada da história partilhada entre Portugal e Espanha”. Entre a sátira e a reflexão, revisita episódios, mitos e tensões que moldaram os dois países, mantendo “o olhar mordaz e a energia criativa que têm distinguido a Peripécia Teatro”.
Nos dias 17 e 18 de novembro, “Ibéria” chega ao Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, integrado no Festival de Teatro de Viana do Castelo, com três sessões integradas na programação do Centro Dramático de Viana, Teatro do Noroeste.
A 22 de novembro, a companhia apresenta “Loba” na Benedita, e dia 29 em Esposende, no Encontro de Teatros. O espetáculo aborda “a urgência de proteger o lobo-ibérico e de repensar a relação do ser humano com o mundo natural”.
Com esta circulação e a estreia de uma nova criação, a Peripécia Teatro reafirma “a continuidade de um percurso de duas décadas dedicado à experimentação, ao humor e à exploração do teatro como linguagem de proximidade com o público”.


