A equipa poveira, aguerrida e com uma grande claque de apoio, entrou no encontro motivada. A equipa vila-realense, apesar de voltar a cometer os erros habituais – falha nos lances livres e baixa percentagem de recuperações nos ressaltos, conseguiu equilibrar as operações e manter uma proximidade no marcador. Mas com o início do 2.º período, a actuação do cinco vila-realense teve uma quebra inexplicável, permitindo ao Desportivo da Póvoa distanciar-se no marcador.
A apatia generalizada, a falta de ambição e os erros infantis desconcentraram a equipa, que no terceiro período foi presa fácil para o Desportivo, que acabou por alcançar uma vantagem confortável. No último período, a equipa vila-realense melhorou significativamente e conseguiu vencer com facilidade esta etapa da partida. Mas, mais uma vez, o esforço empreendido ficou aquém do necessário, tornando-se insuficiente para dar a volta ao resultado. A equipa precisa trabalhar e lutar mais, ganhar confiança e acreditar que é possível inverter esta série negativa de resultados.
Para um péssimo momento da equipa, juntou-se uma arbitragem com sucessivos erros de interpretação em lances simples, permitindo o jogo truculento e faltoso da equipa poveira. Foi notório o desnorte do árbitro em diversas fases do jogo, com claro prejuízo para a equipa vila-realense. Registo ainda para mais um encontro do nacional em Vila Real com a presença de apenas um árbitro: dos 3 jogos disputados em casa, só o primeiro teve direito a dois árbitros.
O campeonato prossegue no fim-de-semana, com o início da segunda volta. O Basket Clube de Vila Real desloca-se ao Porto, para enfrentar o líder da série, o Académico do Porto. O jogo realiza-se no sábado, dia 14, às 19 horas.
FICHA TÉCNICA
Jogo no Pavilhão Paroquial de Mateus – 8 de Fevereiro – 15h00
BASKET CLUBE DE VILA REAL: Diogo Figueiredo, Pedro Lima (2), Manuel Moreira, Pedro Arnaldo (6), Filipe Silva (2), Paulo Carvalho (1), Jonas Lima (19), Pedro Mota (18), Gaspar Fernandes (1) e José Vieira (6).
Treinador: Pedro Madeira
Capitão: Pedro Mota
CD Póvoa: Fontes (15), Rocha, F. (6), Rocha, G. (19), Costa (3), Silva (2), Marques, Pinheiro (14), Brito (3), Ferreira (8), Nunes (10), Santos e Ribeiro.
Treinador: Moreira
Capitão: Pinheiro
Parciais: 18-22; 8-18; 6-27; 23-13
Árbitros: André Meneses