Este ano, o evento contou com a participação de alguns dos melhores pilotos europeus, como Blake Samson (o vencedor das últimas três edições do Festival Bike), Ray Samson, Jack Gear, Daniel Mendoza, Peran Clemence, Clinton Johns, Adam Williams, Brian Nangle e Danny Pace.
A prova era decisiva para a classificação final, que ainda podia sofrer muitas alterações, o que de fato ocorreu.
A cidade de Chaves esteve representada por quatro pilotos, André Sousa e Ricardo Portelinha, na classe de iniciados, e os irmãos Kevin e Yuri Lourenço, a competir na classe profissional.
André Sousa e Ricardo Portelinha não conseguiram participar em todas as etapas do campeonato devido à falta de patrocínio, mas, mesmo assim, têm demonstrado uma boa evolução, fruto dos treinos constantes que têm feito.
Os irmãos Kevin e Yuri Lourenço continuam a crescer na modalidade. No ano de 2009, sagraram-se campeão e vice- -campeão nacional da modalidade, na classe de iniciados.
Este ano, pela primeira vez a competir na classe profissional, já conseguiram alcançar resultados extraordinários.
A etapa final foi, sem dúvida, a mais complicada. Em primeiro lugar, pela quantidade de pilotos estrangeiros que participaram, que, como já foi referido são alguns dos melhores da Europa, e, em segundo lugar, porque a pista construída para a prova não apresentava as melhores condições, o que resultou em diversas quedas e dificuldades acrescidas na execução das manobras mais arriscadas.
Os treinos iniciaram-se de manhã e a prova só começou por volta das 16 horas, embora estivesse inicialmente marcada para as 15 horas. Na classe de iniciados, não houve surpresas e João Casanova, o vencedor das outras etapas, foi novamente 1º, conquistando assim o título deste ano.
Na prova principal, os primeiros lugares, como já era esperado, ficaram com os ingleses, sendo de ressaltar a presença do piloto flaviense Yuri Lourenço entre os dez melhores da prova e um dos poucos portugueses presentes na final.
Com os resultados desta última prova, o título de campeão na categoria profissional foi para Nuno Barroso, e o segundo lugar para o antigo campeão Sandro Silva. Os pilotos flavienses fizeram história e ultrapassaram pilotos experientes que já participam há vários anos na classe profissional. Na sua primeira época como profissionais, e há apenas dois anos a praticarem a modalidade, alcançaram resultados surpreendentes.
O Yuri Lourenço, mesmo tendo falhado a prova da Guarda devido à uma lesão nos treinos, alcançou o quinto lugar na classificação final. Kevin Lourenço, que venceu a etapa do Porto, terminou o campeonato em terceiro lugar.
Os resultados finais
do Campeonato:
Iniciados:
1º João Casanova
2º David Camilo
3º Fábio Gil
Elites:
1º Nuno Barroso
2º Sandro Silva
3º Kevin Lourenço (Chaves)
4º Pedro Dias
5º Yuri Lourenço (Chaves)