São várias as pessoas que têm recebido, nas suas caixas de correio eletrónico, uma mensagem sobre um Protocolo de Cooperação entre o MBWAY e a PJ, onde lhes é pedida a atualização de dados do cartão multibanco.
Em comunicado, a PJ refere que “este email é falso e tem como finalidade única e exclusiva a recolha de elementos bancários, através de método conhecido como Phishing, pelo que deve ignorar esta mensagem, não responder à mesma e reportar SPAM, bem como apagar a mesma”.
A PJ aproveita, ainda, para deixar alguns conselhos, para evitar ser vítima Phishing. Algumas das recomendações referem para nunca aceder a links ou anexos de mails estranhos, observar as características da mensagem (aspeto, eventuais erros ortográficos, argumentos persuasivos, que contenham ofertas generosas e despropositadas) e desconfiar sempre de notícias e ofertas sensacionalistas, ameaçadoras ou alarmistas.
Em caso de dúvida, a PJ recomenda contactar “previamente, por telefone, a empresa ou instituição cujo nome está a ser utilizado” e “não responda a este tipo de mensagens e apague-as imediatamente”.