A apresentação do programa da Semana da Mobilidade aconteceu na quarta-feira (11), na Câmara Municipal de Vila Real, e contou com a presença de Rui Santos, presidente da câmara e Susana Gomes, diretora do Departamento de Planeamento e Gestão do Território.
Na sua intervenção, Rui Santos relembrou que, na ótica de cumprir os objetivos de mobilidade urbana, “o município tem assinalado, nas suas políticas e obras públicas, esta preocupação”, exemplificando, especialmente, com as obras do PEDU (Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano), mas também com o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável, o Plano Municipal de Segurança Rodoviária e o Plano de Mobilidade Escolar, “que será aprovado ainda este ano”.
Vila Real quer tornar-se cada vez mais, segundo o autarca, numa “cidade de proximidade, uma cidade dos 15 minutos, pelo que a promoção dos modos ativos, pedonais e cicláveis é essencial para este desígnio”. Para isso, serve também então como mote a Semana da Mobilidade.
O primeiro dia, que é já na próxima segunda-feira, é marcado pela apresentação pública do Plano de Mobilidade Escolar, às 21h30, nos Claustros da Câmara Municipal, onde vai ser aberta uma “discussão, para recebermos as alterações ou sugestões que as pessoas queiram fazer”, revelou Susana Gomes.
Apesar disso, explica a diretora, este plano “já foi discutido com a comunidade escolar”, tendo havido “uma sessão de participação pública com todos os diretores e demais munícipes que estão envolvidos na questão da mobilidade para as escolas”.
A apresentação, a que o município convida toda a comunidade a participar, vai contar com abertura por parte do vereador Adriano Sousa, e será apresentado pela equipa que fez o plano, sendo que o encerramento da apresentação estará a cargo do vereador da educação, Alexandre Favaios.
OUTROS EVENTOS
Na quarta-feira, dia 18, à mesma hora e no mesmo local, haverá “uma pequena conferência em que vamos abordar a importância do espaço público partilhado”, igualmente com um momento de debate.
Já no dia 19 haverá uma conferência com o tema “Cidades: Quo Vadis” no Auditório do Arquivo Distrital de Vila Real, que contará com José Gomes Mendes, presidente da Fundação Mestre Casais e Professor Catedrático da Universidade do Minho.
PEDU Vila Real
No mesmo dia, quinta-feira, vai ser apresentado e oferecido o livro “PEDU Vila Real”, que “retrata toda a operação do PEDU que foi concretizada ao longo destes anos, com um investimento de 17,5 milhões de euros”. No fundo, disse a diretora, “é a grande obra que transformou o espaço público da cidade”.