Terça-feira, 3 de Dezembro de 2024
No menu items!

Plano de ordenamento de Daivões começa a ser elaborado no próximo mês

O arranque dos trabalhos de elaboração do Plano de Ordenamento da Albufeira de Daivões está previsto para o mês de setembro.

-PUB-

Segundo o autarca de Ribeira de Pena, João Noronha, no próximo mês vai ser dado um grande passo no Plano de Ordenamento da Barragem de Daivões, que considera “muito importante porque vai permitir que haja linhas bem definidas” para o aproveitamento turístico da albufeira inaugurada em julho de 2022, sendo esperado o arranque dos trabalhos de elaboração do programa. “Vai haver uma reunião muito importante e decisiva nesse sentido”, adiantou. O documento estratégico será elaborado sob a égide do Estado, nomeadamente através da Agência Portuguesa do Ambiente, e vai definir e regulamentar as condições do aproveitamento turístico que será possível na albufeira.

Importa que a barragem não seja só um espelho de água, mas uma oportunidade de criação de postos de trabalho, através do turismo”
JOÃO NORONHA, presidente da CM Ribeira de Pena

“Importa que a barragem não seja só um espelho de água que modificou o território, mas que seja uma oportunidade de criação de postos de trabalho, através de um turismo de qualidade, seja para usufruir através de desportos náuticos, mas também com unidades hoteleiras, que já procuram o município para se instalarem”, afirmou à VTM o autarca.

O plano é, assim, “fundamental para que isso aconteça”, esperando que o processo seja célere e que “haja uma cooperação e sentido de responsabilidade para com o território que contribui para a riqueza nacional, mas também tem de ser olhado, para que estas mesmas oportunidades aqui possam ser criadas”.

PARQUE DE NEVE

Falando de empreendimentos turísticos, o presidente da Câmara de Ribeira de Pena adiantou que o Parque de Neve Indoor em Bustelo, um investimento privado de 8 milhões de euros, está em fase adiantada de obra, e deverá estar concluído antes do final do ano. O projeto inovador, que será mesmo único em Portugal, havendo apenas um outro em toda a península ibérica com estas características, vai permitir que durante todo o ano seja possível usufruir do espaço e praticar desportos de inverno. “Certamente, será uma força motriz de desenvolvimento e de dinamização da economia local”, considerou o autarca.

HABITAÇÃO

O autarca esclareceu que na área da habitação, o município está a investir cerca de 2 milhões de euros para alargar a disponibilização de casas. “Vão ser criadas 18 habitações sociais de imediato, no concelho de Ribeira de Pena, mas temos em execução o programa primeiro direito com o ministério da habitação, em que 56 particulares, devidamente identificadas, vão ser contempladas”, para melhorias das condições dos edifícios.

João Noronha adiantou ainda que Ribeira de Pena é o concelho líder na região do Alto Tâmega na captação, por cada habitante, de mais dinheiro da União Europeia no financiamento de projetos de investimento promotores do desenvolvimento do território.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS