A Ucrânia abriu a contagem do jogo e Portugal desperdiçou os dois primeiros ataques, mas, de imediato, recuperou, passando para a frente do marcador. A selecção nacional, orientada por Rolando Freitas, conseguiu manter-se, durante toda a primeira parte, sempre em vantagem sobre a Ucrânia. Os ucranianos ainda conseguiram reduzir até à diferença (9-8), mas Portugal voltou a adiantar-se e, ao intervalo, saíram para o descanso com 5 golos de vantagem (13-8).
O jogo recomeçou com o mesmo ritmo rápido da primeira parte e a nossa selecção continuou a estar em vantagem até aos 55 minutos. Numa recuperação da Ucrânia, registou-se o empate (21-21), no marcador. Nos minutos finais, Portugal ainda sofreu mais um golo mas chegou novamente ao empate pelas mãos de Rui Silva, que fechou o marcador. 22-22 foi o resultado final. Este resultado deveu-se, também, ao forte incentivo do público, que praticamente encheu a casa no Peso da Régua.
No final do jogo, o seleccionador nacional Rolando Freitas disse: “Sofremos bastante e acho que esta selecção tem história, porque há dois anos empatámos e ficámos de fora e, este ano, empatámos e passámos, também num grupo de três onde só passava um. Não há jogos fáceis, nem há jogos grátis, ninguém nos entrega o jogo na Europa e todas as equipas são difíceis. A Ucrânia é uma equipa que mostrou hoje um guarda-redes ainda melhor do que no primeiro jogo. A sua defesa esteve bastante coesa e quando se fecharam, nós tivemos algumas dificuldades em penetrar. Depois de entrarmos muito bem na segunda parte e abrir ainda mais o jogo, ganhando uma vantagem de sete golos, que parecia que dava para gerir o jogo, sofremos alguns contra-ataques, bolas perdidas, imprecisões… tudo coisas que são um pouco fruto da ansiedade do passado que este grupo viveu. Nessa altura, trememos um bocado. Nunca podemos escolher só um dos factores para explicar alguma coisa que se passou. A mesma maturidade que tivemos ontem, conseguimos manter e fazer dois minutos finais que não sofremos golos e acabámos por marcar”.
A fase final do Campeonato da Europa de Sub-20 masculinos disputa-se de 29 de Julho a 8 de Agosto, na Eslováquia.
Marcha marcador:
1ª Parte: 2-1 (5’); 4-3 (10’); 6-4 (15’); 7-5 (20’); 9-7 (25’); 13-8 (intervalo);
2ª Parte: 13-9; 14-9 (35’); 17-11 (40’); 18-13 (45’); 20-16 (50’); 21-21 (55’); 22-22 (final).
Classificação geral
Grupo 7
1º – Portugal (3 pontos)
2º – Ucrânia (2 pontos)
3º – Bósnia Herzegovina (1 ponto)