O 6º Portugal de Lés-a-Lés Off Road, organizado pela Comissão de Mototurismo da FMP – Federação de Motociclismo de Portugal, está de volta de 1 a 4 de outubro. O arranque inicial tem lugar em Montalegre, já na próxima sexta-feira. Segue-se a Covilhã, Borba e Lagoa, a última paragem da maior caravana mototurística do mundo que, recentemente, passou a pontuar para o World Touring Challenge da FIM.
Desde 1999 que acontece esta aventura anual que concilia a resistência física com a vertente turística. Sem competição nem classificações, o objetivo é cruzar Portugal de extremo a extremo, à medida que se contemplam paisagens e lugares numa vertente todo-o-terreno.
É, pela sua relativa dureza, um desafio de superação pessoal, pelo que se esperam participantes com motos preparadas para a prática de ‘off-road’, a passear e descobrir o potencial cultural e paisagístico do país.
Segundo a organização é cada vez “mais difícil organizar eventos desta natureza em Portugal”. Para isto “tem contribuído o mau comportamento de alguns praticantes de atividades “fora-de-estrada””, deixando um alerta. “É um passeio turístico, não é uma corrida. Respeite a natureza, modere a velocidade junto a povoações, evite perturbar o sossego alheio e respeite o Código da Estrada”.