Pelo quarto ano consecutivo, a Associação de Municípios Douro Alliance – Eixo Urbano do Douro, em conjunto com o Município de Vila Real, levou a cabo as atividades específicas para a valorização da olaria negra de Bisalhães. Porém, ao que apuramos, a Feira dos Pucarinhos não encheu a bolsa aos poucos e resistentes oleiros (3) presentes no largo de S. Pedro. A crise foi a causa mais apontada. “Isto está mesmo mau, as pessoas passam, olham , perguntam o preço e vão embora”, confessou–nos um dos artesãos. Porém, a tradição ainda foi mantida e pontualmente alguns populares adquiriram os panelos para depois os jogarem entre si ate se despedaçarem em mil pedaços. Precisamente, a Douro Aliance elaborou, em parceria com a autarquia, várias ações de promoção deste artesanato. Uma delas da revitalização do Jogo do Panelo. A ação denominada “a Roda do panelo”decorreu durante as Festas em honra de S. Pedro. Procurar, por um lado, reaproximar os cidadãos desta arte e, por outro, atrair visitantes e turistas à cidade e às suas festas, foram também objetivos a alcançar. Aliar a animação à divulgação da olaria negra foi uma das outras linhas mestras dos festejos.
Na noite de sábado, o Grupo Capella Musical de São Pedro percorreu as ruas do Centro Histórico animando os visitantes com canções conhecidas de todos e convidando a participar nas muitas rodas do Jogo do Panelo que se formaram espontaneamente. Foi possível verificar que, muito após o final desta atividade, ainda se juntavam muitas pessoas a jogar ao panelo já sem ligação ao grupo responsável pela dinamização desta ação.
Para encerrar as atividades, decorreu, no domingo, o concerto da Orquestra Acrolat’In na Praça do Município, com a plateia repleta de visitantes que responderam ao chamado dos acordes deste grupo da casa.
Integrada neste conjunto de atividades, encontra-se ainda disponível para visita, a qualquer hora do dia, todos os dias da semana, a exposição Barro Preto… “Fora do Alguidar” nas montras da antiga loja Real no Largo da Capela Nova, numa parceria com a Escola Secundária Camilo Castelo Branco.