Quinta-feira, 11 de Agosto de 2022

Prémio Elisa de Sousa Pedroso distingue jovens no piano e violino

Pelo sétimo ano consecutivo, o Conservatório Regional de Música de Vila Real organiza o Prémio Nacional Elisa de Sousa Pedroso, distinguindo vencedores nas categorias de piano e violino. O concurso terá início no dia de hoje e decorrerá até sábado, no Auditório Comendador Manuel Correia Botelho da instituição.

-PUB-

O concurso é destinado a jovens instrumentistas residentes em Portugal e está dividido em cinco categorias para piano e violino, de acordo com idade dos candidatos. Dado ao seu prestígio e importância no panorama de musical português têm vindo a elevar-se graças à qualidade das performances dos concorrentes, à reputação dos júris convidados e pela qualidade da organização. Segundo Edmundo Pires, membro da direção pedagógica, pelo evento têm passado vários artistas de relevo nacional que este ano, é composto por Vítor Vieira, Manuela Gouveia e António Sérgio Ferreira no júri. “Dada a dimensão que o prémio tem, temos recebido inscrições de vários pontos do país. Para os alunos, a motivação passa muitas vezes por este tipo de concursos, que lhes dá a oportunidade de se apresentarem e de serem agraciados pelo seu trabalho”, referiu Edmundo Pires.

“Na presente edição temos concorrentes vindos de Viana do Castelo, Leiria, Aveiro, Guarda ou seja, Vila Real cativa e têm recebido uma média de 40 a 50 candidatos ao longo destas edições. Sabemos que há um trabalho de qualidade feito por aqui e interessa-nos colocar a cidade no mapa”, reforçou o professor de piano, Bruno Rua.

Tal como referiu a organização desta edição, o facto de ser uma competição e de haver prémios monetários em jogo é bastante aliciante para qualquer participante. Nuno Vasconcelos, professor de violino, realça ainda que todas as provas são abertas ao público, a custo zero, o que “é a pensar na cidade e na região que o Conservatório presta este contributo porque as pessoas gostam deste tipo de música, gostam de instrumentos populares como o piano e o violino”.

Mais do que descobrir e promover jovens promessas da música no nosso país, este prémio é uma forma de homenagear e divulgar o nome da prestigiada pianista Elisa de Sousa Pedroso, natural de Vila Real.

O VII Prémio Nacional Elisa de Sousa Pedroso culminará com o concerto de laureados no sábado, com entrada livre, onde atuarão todos os premiados e ainda, será entregue em sessão solene, a condecoração principal de todo o concurso, ao melhor dos melhores participantes.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

COMENTAR FACEBOOK

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.