A VINDOURO – Festa Pombalina / Wine & History está de regresso e celebra 20 anos, contando com a presença do presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, na inauguração.
Dezenas de produtores de vinhos DOC Douro e Porto apresentam novidades e rótulos intemporais, que há muito constam da memória coletiva dos apreciadores.
Há também as sessões “Conversas Sobre Vinho”, orientadas por Manuel Moreira, sommelier e provador da Revista de Vinhos, em que vão estar em destaque diferentes temas: “Os Três Grandes Terroirs do Douro”, “Vinhas Velhas do Douro, um Tesouro Singular”, “Vinho do Porto, um Mundo de Sensações” e “Brancos do Douro que Desafiam o Tempo”.
A destacar ainda o Cortejo Pombalino, que terá figurantes trajados a rigor, a lembrar a atmosfera do séc. XVIII e a importância que o Marquês de Pombal teve na demarcação e regulamentação do Alto Douro Vinhateiro.
Já o Mercado Pombalino recria a tradicional venda de produtos locais, uma oportunidade privilegiada de aquisição de produtos de território, que sabem verdadeiramente ao que são. A Feira das Atividades Económicas promove oportunidades de negócio na região, estabelecendo-se como uma plataforma extra de contactos.
Haverá ainda um concurso de vinhos e muita animação, que tem início já hoje com a atuação de Tony Carreira, pelas 22h00. Já pela madrugada, as batidas são garantidas pela DJ Olga Zanova, uma produtora de origem russa e radicada há já vários anos em Portugal.
Maria Lisboa, que popularizou “Meu Anjo da Guarda”, está no mesmo palco na noite de sábado, a partir das 21h30. Segue-se, pelas 23h00, Fernando Daniel, cantor e compositor que atrai multidões de jovens, igualmente reconhecido por todos pela participação enquanto jurado do formato televisivo “The Voice Portugal”. A madrugada tem ritmos pela DJ Rumble.
No domingo, a partir das 21h30, sobe ao palco Bárbara Bandeira, uma das mais talentosas e promissoras artistas da nova geração.